Entre os dias 8 e 18 de abril, a Fecomércio-RS realizou a Pesquisa de Dia dos Namorados 2022. Entre os abordados, 34,1% apontaram que irão comprar presentes para seus pares. Entre os motivos para não comprar presente, a principal razão apontada foi não ter namorada (o). Razões econômicas com estar desempregado ou não ter dinheiro foram a justificativa para 18,4% daqueles que não darão presente na data em 2022.
Um total de 385 pessoas foram entrevistadas na principal cidade de cada Macrorregião do Estado: Santa Maria, Porto Alegre, Caxias do Sul, Ijuí e Pelotas com objetivo de para estabelecer o perfil de consumo para as compras em comemoração do Dia dos Namorados. Em 2022, a expectativa é que o gasto médio por pessoa seja de R$ 190,37, com os homens gastando, em média, R$ 225,00 e a mulheres R$ 149,47. Na comparação com o Dia dos Namorados de 2021, entre os que realizaram compras no ano passado, 41,8% dos consumidores devem gastar o mesmo do que no ano anterior, enquanto 31,6% sinalizaram que terão um gasto menor ou muito menor e 26,6% indicaram que gastarão mais ou muito mais. Entre os entrevistados, 34,0% indicaram ter alterado a decisão de gasto em virtude do contexto atual e da crise sanitária.
A Pesquisa também aponta que, o número médio de presentes no Dia dos Namorados 2022 será de 1,29 unidade que custará, me média R$ 148,87, sendo 81,0% das compras são realizadas com no máximo uma semana de antecedência. O local preferido para as compras, segundo a pesquisa, são as do centro das cidades (53,0%), seguidas pelos Shopping Centers (22,1%) e a Internet (12,5%). A definição pelo local de compra se dará em razão dos preços (57,7%), atendimento (25,2%) e diversidade de produtos (20,3%). Entre os entrevistados, 74,5% pesquisarão ofertas antes de comprar, sobretudo na internet (66,6%). Quanto às formas de pagamento, 77,4% pretendem realizar compras à vista. Entre os que pretendem comprar a prazo, 58,6% pretende pagar em 2 parcelas ou 3 parcelas.
Em relação aos produtos preferidos para presentear os mais citados foram Vestuário (32,7%), Perfumes e Cosméticos (22,9%) Chocolates (12,7%) e Calçados (11,9%). Entre aqueles que disseram que irão comprar presente, entretanto, 13,0% ainda não sabiam ou não haviam decidido no momento em que foram entrevistados.
A Pesquisa também destaca que 51,9% das pessoas pretendem proporcionar algum evento especial em comemoração ao Dia dos Namorados em 2022, predominando as alternativas de almoço/jantar fora (53,0%) e almoço/jantar em casa (34,0%).
“O Dia dos Namorados é mais uma data para movimentar o varejo, em especial aqueles segmentos que se destacam na preferência de presentes para data. Mas também cria receita para bares, restaurantes e hotelaria. Apesar da inflação elevada, o controle da pandemia dá ares de normalidade para economia, e isso, depois de dois anos muito complicados do ponto de vista sanitário, é certamente algo para comemorar“, concluiu o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.