Em reunião virtual realizada, Comissão discutiu temas como cálculo do 13º salário e expectativa para vendas de final de ano
Durante reunião virtual realizada no dia 5 de novembro, a Comissão Setorial de Gêneros Alimentícios da Fecomércio-RS debateu alguns tema importantes para os empresários e trabalhadores do setor. Entre as pautas estiveram as regras e orientações para o cálculo do 13º salário, que deve ter a primeira parcela paga ainda em novembro, em razão das reduções salariais e suspensões de contratos de trabalhos autorizadas pelo Governo Federal como alternativa de enfrentamento à crise provocada pela pandemia de Covid-19.
A Comissão também trouxe ao debate as expectativas dos empresários do setor para o final de ano. De acordo com os representantes, o empresariado gaúcho acredita que as vendas serão menores que em 2019, em virtude de, entre outras causas, a redução na renda dos consumidores provocada pela pandemia. O presidente do Sindigêneros Pelotas, Hélio Berneira, comenta que os empresários da região sul estão pouco esperançosos com relação ao período. “A previsão de vendas é fraca, o consumidor está descapitalizado, aqui acreditamos que teremos uma queda de cerca de 7 a 8% na arrecadação com relação ao ano anterior”, lamenta.
Outra razão para a expectativa de decréscimo, de acordo com a Comissão, está na redução do turismo uma vez que, em função do Modelo de Distanciamento Controlado adotado pelo Rio Grande do Sul como medida de redução de propagação da Covid-19, os turistas não se sentem tão seguros em realizar reservas para o veraneio. O presidente do Sindigêneros-RS, João Francisco Micelli Vieira, comenta que no litoral norte, a expectativa é de movimento apenas nos finais de semana e feriados.
Ainda foram tema da reunião assuntos como o PIX – novo sistema de pagamentos e transferências criado pelo Banco Central, o Piso Regional, a integração da CNC ao grupo de pesquisa para reformulação das normas do INMETRO, além do acompanhamento de casos e da situação da pandemia do Coronavírus no Brasil e no mundo.