O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, participou na tarde desta terça-feira (8), da reunião de diretoria do Sindilojas Porto Alegre. O encontro, on-line, foi mediado pelo presidente da entidade, Paulo Kruse, e tratou temas como ações da Federação durante a pandemia, Piso Regional, Reforma Tributária e a nova sede da Instituição.
Dando início à sua fala, Bohn, destacou as ações da Federação durante a pandemia, ressaltando o importante papel desempenhado pelo Sindilojas na capital, sempre dialogando com o prefeito e pressionando para a abertura do comércio, uma vez que o setor não é foco de propagação do vírus. “O Sindilojas POA sempre atuou com uma postura alinhada com a Federação, criando um ambiente seguro para a população continuar trabalhando e movimentando a economia durante a pandemia”, destaca o dirigente.
Sobre a nova sede da Fecomércio no estado, localizada na Zona Norte de Porto Alegre, Bohn comentou sobre a mudança escalonada realizada nos meses de julho e agosto; os quatro anos de obras – realizadas por meio de um processo licitatório no qual saiu vencedor por um escritório de arquitetura do Paraná; a ocupação atual – com somente 25% da força de trabalho e, projetando os próximos passos, o presidente também comentou das fases 2 e 3, que contarão com um centro educacional do Senac-RS e um espaço multiuso do Sesc/RS. O espaço conta 37 mil metros quadrados, distribuídos em nove pavimentos, com auditório, restaurantes, academia, estacionamento, entre outros espaços para público interno e externo que comportam os 520 funcionários de Fecomércio-RS/Sesc/Senac.
Dando continuidade, também foi colocado em debate o Projeto de Lei 35/2020, que reajusta em 4,5% o Salário Mínimo Regional, onde o presidente colocou a posição contrária da Federação, bem como as ações realizadas em conjunto com Fiergs e Farsul, que participam ativamente de reuniões com o governador do RS, Eduardo Leite, além da realização de audiências públicas, sempre enfatizando que a proposta inicial foi enviada pelo Governo do Estado em um cenário totalmente diferente do que vivemos atualmente e que se aprovada trará mais prejuízos para o setor, que já sofre com a crise econômica iniciada pela pandemia.
A Reforma Tributária no RS também foi mencionada pelo dirigente, que destacou a posição favorável da Fecomércio com relação ao Projeto. “Somos favoráveis, com ressalvas para algumas mudanças que se fazem necessárias no texto, pois, historicamente, a Federação tem se preocupado em acabar com diferenciais de alíquotas e a diminuição da alíquota interna, diminuindo também a carga tributária do setor”, enfatiza o presidente Bohn.
Finalizando o momento, também foi tratada ações da CNC – Confederação Nacional do Comércio, referente à PEC 110/2019, do Senado Federal, e à PC 45/2019, da Câmara dos Deputados, além de assuntos gerais. Também participaram do encontro, trazendo dados de temas atuais tratados pelo Sindilojas Porto Alegre, os advogados Flávio Obino e Eduardo Plastina, que falaram sobre pautas jurídicas.