Notícias

Cachoeirinha recebe Reunião Regional da Fecomércio-RS 

15 de julho de 2022

Divulgação Fecomércio-RS

Encontro reuniu sindicatos e autoridades de Porto Alegre e Região Metropolitana 

“Dizem que quando chove, é que as coisas se enraízam. Então, que este momento marque o início da nossa relação, e que ela cresça e se solidifique ainda mais”. Foram essas as palavras do presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, na segunda Reunião Regional.  

O encontro, realizado na cidade de Cachoeirinha, no último dia 14 de julho, reuniu autoridades locais e representantes dos sindicatos da Capital e Região Metropolitana. “O objetivo maior dessa reunião é, justamente, aproximar a Federação da sua base, trazendo seu corpo técnico para apresentar o que temos à disposição, além de escutar seus anseios e necessidades. Para nós, todos são importantes e temos o compromisso de representar os nossos sindicatos, assim como temos condições técnicas de representá-los”, destacou o presidente. 

Para o presidente do Sindilojas Cachoeirinha, Maurício Ulbrich de Oliveira, o momento também registra a retomada do trabalho da instituição com a eleição da nova diretoria. “Celebramos esse encontro e a nova fase do nosso sindicato”, comemora. A secretária de Sustentabilidade, Trabalho e Desenvolvimento Econômico do município, Sueme Pompeo de Mattos, também esteve presente e destacou a importância da inciativa. “Estarmos unidos é fundamental para desenvolver nossa cidade e nosso Rio Grande do Sul. Estamos de portas abertas para pensarmos em políticas públicas que tenham esta finalidade”, destacou. 

Na primeira parte da reunião, a gerente do Núcleo Jurídico Sindical e Trabalhista da Fecomércio-RS, Márcia Duarte, falou sobre as convenções coletivas firmadas nos sindicatos da região, assim como o trabalho realizado pelo Núcleo. 

Produtos e Serviços à disposição dos sindicatos 

O gerente do Núcleo de Negócios do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Leonardo de Paula, explicou sobre alguns dos serviços disponibilizados. “Após discussões com os nossos sindicatos, sobre possibilidades de novos negócios, desenvolvemos produtos com o objetivo de gerar outras fontes de receitas”, explica.  

O grande destaque foi a criação do curso “Fundamentos do Marketing Digital”, na modalidade EAD, que trabalha a comercialização de produtos nas redes sociais. “Realizamos um piloto desse projeto com o Sindilojas Litoral Centro e agora disponibilizaremos para as demais entidades, potencializado a oferta em todo o Estado. Os sindicatos poderão comercializar esta capacitação, gerando mais receita”.  

O gestor ainda citou mais alguns produtos como parceria com a Icatu Seguros, Green Card, serviço de certificações, assessoria sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Rede Fecomércio de Educação, mentoria personalizada para a venda nas redes sociais, por meio do projeto Incubados, que já reuniu mais de 20 empresas em 2021 e 2022, entre outros. 

Lab Fecomércio – inovação e soluções para o setor terciário 

Outro ponto alto do encontro foi o Lab Fecomércio. O Head de Inovação da entidade, Giancarlo Giacomelli, apresentou a incubadora e falou sobre os principais projetos. “Com o Lab Fecomércio estamos trazendo novas soluções para o setor do Comércio de Bens, Serviços e Turismo gaúcho. Conectamos startups aos empresários, desenvolvendo soluções inovadoras e transformação digital para um mercado cada vez mais competitivo”. 

Nesta primeira fase, o hub de inovação conta com sete startups: Alana, que por meio de Inteligência Artificial, desenvolveu uma ferramenta de atendimento humanizado multicanal; Agidesk, que criou uma plataforma de gestão e execução de processos; Bemp, que desenvolveu um aplicativo para a gestão completa de salões de beleza, barbearias e estética; Stargrid, uma plataforma para gestão de escala de trabalho para empresas do segmento médico; Moderniza, um sistema integrado de gestão de estoque Omnichanel; Conciflex, um sistema de integração e conciliação automatizada de vendas  por meio de cartões de diferentes bandeiras; Redberry, que trabalha com a terceirização de equipes de vendas e a Tecred; uma conta digital e crédito para o segmento de veículos. 

“Todas essas soluções estão à disposição das empresas do setor terciário. E o nosso objetivo é gerar ainda mais”, finaliza Giacomelli. 

Após as apresentações, os participantes debateram sobre as questões locais, necessidades e cenários. “Nesta gestão, o nosso foco será sempre fortalecer os sindicatos na sua base. Que a chuva enraíze nossas boas vontades”, finalizou o presidente Bohn.