No último dia 4 de fevereiro, o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, esteve presente nas cidades de São Luiz Gonzaga e São Borja. Acompanhado do diretor regional do Sesc e Senac, José Paulo da Rosa, e dos diretores das unidades Sesc e Senac das respectivas regiões, Bohn reuniu-se com os dirigentes do Sindilojas Rota das Missões e com o Sindilojas São Borja.
No Sindilojas Rota das Missões, em São Luiz Gonzaga, o atual presidente da entidade, Nelson Faleiro, destacou a importância do encontro e falou sobre o cenário local e a próxima gestão, que será presidida por Júlio Bolacell. Bohn mencionou a importância do setor terciário, lembrando que são responsáveis por 1,5 milhões de trabalhadores no Rio Grande do Sul, representando mais de 500 mil empresas. “A nossa função é defender o setor terciário, atendendo as suas necessidades. Por isso, a importância desses encontros para escutar os sindicatos e debater sobre o segmento”, explicou.
Já o diretor José Paulo da Rosa fez um breve resgate histórico do Sesc e do Senac, falando da importância das instituições e do trabalho de forma integrada com os sindicatos. “Precisamos trabalhar juntos em prol da educação profissional. É uma forma de corrigir as distorções que temos hoje”. Da Rosa acredita que virá um novo ciclo de crescimento e desenvolvimento e é preciso estar preparado para as novas demandas que surgirão. “O gargalo ainda é a falta de pessoas qualificadas. Por isso, precisamos trabalhar juntos promovendo capacitações e, também, qualidade de vida para os trabalhadores do segmento.
Na ocasião, a diretora das unidades Senac em Santo Ângelo e São Luiz Gonzaga, Andreia Moreira, e o gerente do Sesc Santa Rosa, Edson Flores de Campos, falaram sobre as ações na região como a Rede Fecomércio de Educação, atividades de educação profissional, Programa Jovem Aprendiz, cursos customizados, atividades de lazer, esporte, campeonato “Futebol ta na Mesa, entre outros.
Reunião com o Sindilojas São Borja
Em São Borja, a comitiva foi recebida pelo presidente do Sindilojas São Borja, Gilberto Prado, e demais integrantes da direção da entidade. No encontro, Prado destacou a importância de dar visibilidade ao trabalho realizado pelo Sindilojas por meio de projetos para revitalizar a cidade em parceria com a prefeitura, entre outras ações.
O presidente Bohn também falou sobre a importância do Sesc e do Senac para os sindicatos. “Essas duas entidades são braços operacionais da Federação que estão à disposição dos seus associados. Os verdadeiros ‘donos’ do Sesc e Senac são os empresários do setor terciário. Precisamos estar cada vez mais integrados na promoção de ações na comunidade local, seja na área da educação, do lazer, cultura ou esporte”.
O diretor regional do Sesc e Senac discorreu sobre o constante aprendizado e proximidade das entidades com a Federação. “Estarmos unidos é essencial para analisarmos as demandas locais e buscarmos soluções. Temos unidades Sesc e Senac em todo o Estado promovendo ações nas mais diversas áreas e preparadas para atender as necessidades da região. Uma das novidades do Sesc neste ano é o EAD-EJA (Educação a Distância para Jovens e Adultos), que dará a oportunidade a jovens e adultos de cursar o Ensino Médio a distância de forma gratuita”.
Para finalizar a diretora do Senac São Borja, Lisandra Reis de Souza, e o gerente do Sesc na cidade, Mauro Parobelli, fizeram um breve relato sobre os serviços e projetos oferecidos na localidade.