Durante visitas, Luiz Carlos Bohn reforçou a importância da atuação em rede de Sesc, Senac e Sindicatos
Fortalecer a atuação em sistema, este é um dos objetivos do trabalho da Fecomércio-RS neste ano. Seguindo a sequência de encontros com sindicatos empresariais do Estado, nesta segunda-feira (31), o presidente da Federação, Luiz Carlos Bohn, foi recebido nos Sindilojas de Taquara e de Montenegro. Durante as reuniões, o dirigente ratificou os benefícios do trabalho conjunto entre Sesc, Senac e Sindicatos filiados à Fecomércio-RS tanto para as instituições, quanto para os empresários e a comunidade em geral.
Em ambos os encontros, Bohn também lembrou a forte atuação da Fecomércio-RS em prol da sustentabilidade financeira das entidades empresariais. “Estamos sempre buscando alternativas, opções de geração de receita, novos negócios e parcerias para que os sindicatos possam ter uma boa sustentação financeira, só assim será possível mostrar toda a potência dos sindicatos”, reforçou Bohn.
Taquara
Durante o encontro com o Sindilojas Taquara, Bohn pediu para que as três entidades, que são braços da Federação, mantenham laços fortes e uma relação permanente em prol do fortalecimento das ações. Participaram da reunião o presidente do Sindilojas, Felipe Rosa, e sua equipe diretiva, a gerente do Sesc Taquara, Fabiane Luiz Oliveira, a diretora do Senac Taquara, Andresa Custódio, além da assessora da presidência, Lauren Fernandes.
Bohn exemplificou a necessidade da atuação como benefício para todos ao afirmar que muitos empresários se questionam sobre o pagamento das guias de contribuição sindical, pois não conhecem a fundo o trabalho realizado pelos sindicatos. “Nós desenvolvemos um trabalho, muitas vezes, intangível, por isso, precisamos fortalecer os sindicatos, mostrar para os empresários a nossa atuação e os benefícios que podem ser acessados, como ações específicas do Sesc e Senac voltadas a este público”, comentou o dirigente.
Rosa, por sua vez, comemorou que a integração entre as três entidades já é consolidada. “Aqui na nossa região, a integração é muito natural, Sesc e Senac estão sempre juntos conosco nas ações e nós com eles”, declarou.
Entre os novos serviços da Fecomércio-RS, Bohn destacou o Portal de Compras Eletrônico e a Rede Fecomércio de Educação, sendo o segundo uma oportunidade de negócio para os sindicatos, oferecendo cursos exclusivos aos empresários associados.
Montenegro
No segundo encontro do dia, Bohn foi recebido no Sindilojas Montenegro pelo presidente da entidade, Marcos da Silva, pelo presidente do Sindiatacadista de Bebidas, Luiz Fernando Oliveira, e por parte da equipe diretiva do Sindilojas Montenegro. Também participaram da reunião o vice-presidente da Fecomércio-RS, Daniel Amadio, a gerente do Sesc Montenegro, Magda Azeredo, e a diretora do Senac Montenegro, Silvia Guterres.
Na pauta, além do fortalecimento da parceria entre as instituições, a equipe conversou sobre os novos projetos da Fecomércio-RS, como o Lab Fecomércio, incubadora que será inaugurada em março na sede da Federação, em Porto Alegre, e proporcionará a aceleração de startups com projetos que apresentem soluções para problemas de empresas e negócios do terceiro setor. Amadio comentou que, neste ponto, os sindicatos atuarão como ponte entre empresas e os projetos da incubados.
Azeredo compartilhou com o grupo sobre o EJA-EAD oferecido pelo Sesc, com inscrições abertas de 01 a 20/02 (aqui), sendo o projeto uma forma de aproximação com os associados do sindicato, uma vez que o serviço é oferecido de forma gratuita, prioritariamente para funcionários do comércio de bens, serviços e turismo com renda familiar de até 3 salários mínimos (PCG).
A gestora ainda comentou sobre as diversas possibilidades de atuação das entidades com o empresariado de Montenegro e região. “Ano após ano vemos Montenegro crescendo com novos comércios sendo abertos na região. Temos a oportunidade de nos aproximarmos destes empresários, potencializando a nossa parceria e mostrando todas as atividades que temos a oferecer”, concluiu.
O encontro também foi um momento para compartilhamento de ideias e ações entre o Sindilojas Montenegro e o Sindiatacadista de Bebidas sobre práticas bem-sucedidas e que podem ser compartilhadas com outros sindicatos.
Outro ponto abordado foi o combate à informalidade, pauta intensa e urgente para a região. Amadio compartilhou com o grupo que, como coordenador da Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, pode contribuir com a discussão local que aflige o sindicato e empresários de Montenegro.
Ao final da reunião, Bohn entregou à Oliveira uma placa em alusão aos 75 anos do Sindiatacadista de Bebidas, celebrado em 2020.