Geral

Economista-chefe da Fecomércio-RS conduz live sobre como iniciar 2021 com as finanças pessoais em dia

18 de dezembro de 2020

Divulgação Fecomércio-RS

A economia descomplicada e os gastos pessoais na ponta do lápis para iniciar 2021 leve e organizado. Com esse mote, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, conduziu a live “2021 na ponta do lápis”. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (18) no Facebook da Federação www.facebook.com/fecomerciors

O evento, um bate-papo leve e com muita informação sobre como programar a vida financeira e começar o próximo ano com as finanças pessoais em dia, trouxe dicas valiosas sobre como organizar as contas e começar o próximo ano preparado para os desafios econômicos que serão reflexos da pandemia. 

“Precisamos mapear todas as nossas despesas e receitas. Para conseguirmos nos organizar, é preciso ter claro o diagnóstico atual das nossas finanças pessoais. É preciso saber como estão organizadas as nossas despesas e saber exatamente para onde vai o nosso dinheiro. É preciso mapear tudo, desde as grandes contas, as recorrentes, até as pequenas, como pedidos de delivery, pois esses pequenos gastos fazem a diferença quando colocamos tudo na ponta do lápis”, alerta Patrícia.

Ao longo do encontro, a economista também deu dicas de como fazer uma reserva de emergência, como secar e diminuir gastos, maneiras de fazer o dinheiro render em aplicações seguras e que dão mais lucro que a poupança e como será o cenário pós-pandemia, com o aumento na procura por emprego e renda. 

“Atualmente, algumas pessoas estão recebendo auxílios, seja desemprego ou o emergencial em função da Covid, mas quando essas receitas acabarem, as pessoas vão voltar para o mercado de trabalho, aumentando a procura por emprego. Essas pessoas precisam organizar a vida financeira enquanto possuem algum tipo de renda, para entrarem em 2021 mais tranquilas. O desequilíbrio financeiro aumenta o risco de doenças físicas e deteriora relacionamentos , precisamos cuidar de todos os setores da nossa vida, principalmente o financeiro, para conseguir passar por diferentes momentos de forma mais tranquila e organizada”, finaliza.