A pesquisa apontou que para 39,2% dos entrevistados as vendas já estão iguais ou superiores ao mesmo período do ano anterior.
Entre os dias 11 e 27 de novembro de 2020, a Fecomércio-RS realizou uma nova rodada da Sondagem de Segmentos. Nessa edição, o segmento pesquisado foi o de óticas. No total, foram realizadas 385 entrevistas em todo o Estado com estabelecimentos do Simples Nacional. As perguntas sobre o efeito da crise do coronavírus sobre os negócios e o momento de retomada da economia ganharam destaque nessa edição. O segmento de ótica foi enquadrado como essencial e, com isso, manteve-se aberto durante todo o período em que permaneceram vigentes as legislações estadual e municipais que determinavam o fechamento do comércio considerado não-essencial.
Os dados do levantamento apontaram que entre os estabelecimentos entrevistados, 12,5% apresentaram perdas iguais ou superiores a 50%. Por outro lado, um percentual muito semelhante (12,2%) viu suas receitas aumentarem. Entre os entrevistados, também se destacou que 72,5% implementaram medidas para tentar diminuir ou evitar a queda das vendas. Quando questionados se fizeram alguma alteração na força de trabalho, 34,0% apontaram que fizeram reduções e 7% aumentaram o número de colaboradores. Sobre a recuperação da economia, os entrevistados foram questionados sobre a melhora nas vendas a partir de setembro. Do total de respondentes, 39,2% afirmaram que as vendas já estão iguais ou superiores ao mesmo período do ano anterior.
“O ano de 2020 foi um ano desafiador para todos nós. Entretanto, desde a flexibilização dos decretos do poder público que limitavam fortemente a atividade econômica, estamos vivenciando um processo de recuperação. Mas enquanto não houver a disponibilização generalizada da vacina, vamos ter que continuar nos esforçando, cuidando uns dos outros para evitar que vírus se espalhe ainda mais. As lojas estão fazendo a sua parte. Todos precisam fazer a sua”, completou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS.
Confira a sondagem completa aqui.