O município de Jaguarão foi cenário para o penúltimo Fórum Regional da Fecomércio-RS na tarde desta terça-feira (17), reunindo dirigentes sindicais e empresários de Camaquã, Caçapava do Sul, Canguçu, Pelotas, Rio Grande, Bagé, além representantes locais e sindicatos de base estadual. A pauta de abertura evidenciada pelo presidente do Sistema Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, foi o atual cenário de instabilidades do sindicalismo brasileiro que trouxe problemas à autossustentação financeira a alguns sindicatos empresariais, principalmente devido à queda da obrigatoriedade da contribuição sindical. Assunto abordado pelo presidente do Sindilojas Fronteira Sul, José Fernando Martins Mendes, anfitrião do encontro, foi a dificuldade de concorrência em relação à instalação dos free shops nas cidades de fronteira.
A gerente sindical da Fecomércio-RS, Márcia Duarte, falou a respeito da negociação coletiva e das atribuições dos sindicatos empresariais nas fases judicial e extrajudicial dos dissídios coletivos. “É importante montar uma estratégia antes de sentar à mesa com os sindicatos dos empregados para que a negociação coletiva seja a melhor possível para toda a cadeia que abrange”, reforçou. Márcia explicou ainda sobre a função da Copersind, órgão a Fecomércio-RS que tem a função de auxiliar os sindicatos empresariais filiados sobre suas negociações coletivas de trabalho, além de instrumentalizar dirigentes e negociadores sobre os acordos e os termos fechados pelo Estado.
As soluções em serviços desenvolvidas pela Fecomércio-RS para auxiliar os sindicatos a gerarem suas próprias receitas foram informações presentadas pela gerente da Assessoria de Relações Comerciais da Federação, Neusa Machado. Entre os serviços oferecidos, estão:
Cartão Sesc/Senac: destinado também aos empresários (e seus dependentes) associados aos sindicatos, com benefícios e descontos em serviços de educação, esporte, saúde, cultura, turismo e hotelaria, recreação, ação social. A emissão pode ser feita em qualquer unidade local do Sesc/RS.
Certificação Digital: para pessoas físicas (e-CPF) e jurídicas (e-CNPJ). São dois modelos do serviço que o sindicato poderá ter: representante promotor e posto de atendimento.
Rede Fecomércio de Educação: uma loja virtual com cursos exclusivos através da plataforma EAD do Senac. Os cursos poderão ser comercializados a todos os públicos, com desconto para as empresas associadas, e os sindicatos terão ganhos de 20% sobre o valor pago pelo curso. Também o sindicato pode contratar cursos e palestras para o perfil das has necessidades, sendo responsáveis pelo gerenciamento e comercialização.
Medicina e saúde ocupacional: convênio para exames de PPRA, PCMSO, LTCAT, laudo de Insalubridade e Periculosidade, exames admissionais, demissionais, periódicos, retorno ao trabalho e mudança de função, através da intermediadora de serviços POA MED que atende em clínicas de todo o Estado, com ganhos de 18% para o sindicato sobre as mensalidades pagas.
Passagens ônibus Planalto: venda de passagens de ônibus da empresa Planalto, com comissionamento de 18% para o sindicato.
Certificado Digital: a partir da parceria da Safeweb com os sindicatos empresariais filiados, com percentual de comissionamento de 36% para as entidades e entrega de materiais de divulgação customizados para cada parceiro.