Newsletter

Segmento ótico está otimista para 2020, segundo Sondagem de Segmentos da Fecomércio-RS

18 de dezembro de 2019

A Fecomércio-RS divulga nesta quarta-feira, dia 18, a Sondagem de Segmentos “Óticas”, realizada semestralmente. O estudo ouviu 385 estabelecimentos do Rio Grande do Sul, optantes pelo Simples Nacional, de 07 de novembro a 03 de dezembro de 2019. Para a maioria dos entrevistados (55,1%), o desempenho das vendas foi regular ou ruim nos últimos seis meses. A maioria mostra que impeditivos importantes para o crescimento das vendas são a crise econômica vivenciada pelo país (50,4%), seguido da alta carga tributária (33,2%) e a pirataria dos produtos óticos (25,5%). 

Quanto à gestão das finanças dos negócios, uma boa parte dos entrevistados (77,4%) afirma que 30separa as contas pessoais e comerciais. Mais da metade (52,5%) realiza uma análise sobre as finanças dos negócios mensalmente, no entanto, 21,6% ainda tem um controle muito superficial ou simplesmente não faz análise de finanças, o que mostra que o planejamento financeiro ainda precisa de organização. “Os dados mostram um bom grau de profissionalização na condução do negócio, mas há ainda muito que avançar. Empresas bem equilibradas financeiramente aproveitam melhor períodos de crescimento econômico e sofrem menos nos recessivos”, comentou Luiz Carlos Bohn, presidente da Fecomércio-RS. 

A grande maioria (81,3%) busca continuamente atualizar e renovar a variedade de produtos oferecidos ao consumidor de acordo com as tendências do mercado. Para fazer isso, a maior parte realiza pesquisa de tendências e busca de produtos em novos e velhos fornecedores (78,6%), seguem a orientação dos fornecedores (50,5%) e orientam-se pelo comportamento da concorrência (28,6%). Um expressivo número dos entrevistados ainda faz o acompanhamento do desempenho das vendas continuamente (80,3%), seguido daqueles que fazem de forma esporádica (15,1%).

Os empresários do setor estão atentos com o uso da tecnologia: grande maioria deles (80,8%) utiliza controle informatizado de vendas e de estoque. Além disso, 43,1% dos ouvidos utiliza loja virtual e faz o uso de redes sociais como WhatsApp, Facebook e Instagram para promover o seu negócio e se relacionar com os clientes.

A maior parte dos empresários entrevistados estão confiantes para os próximos seis meses, pois acreditam que as vendas do segmento deverão melhorar (85,4%), guiadas pela expectativa de melhora da economia brasileira em 2020 (77,4%).  A liberação dos recursos do FGTS em 2019, que prometia dar uma aquecida nas vendas do comércio, ainda não foi sentida pela maior parte do segmento ótico – 64,4% dos entrevistados alegaram que o saque do recurso por parte da população não surtiu nenhum efeito nas vendas do setor nos últimos seis meses.

Veja aqui a Sondagem completa.