O impacto do juro baixo nas relações comerciais e investimentos no Estado foram tratados na reunião entre o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, e o presidente do Sindilojas Montenegro, José Lotário Stoffel, nesta quinta-feira (21), em Montenegro. Os empresários ainda avaliaram o projeto Carteira Verde Amarela do governo federal, que prevê alguns incentivos para contratação de jovens no mercado de trabalho.
O Sindilojas faz parte de um conselho municipal de emprego e renda. Conforme Stoffel, o primeiro passo está sendo fazer um diagnóstico da região. “Estamos ainda aproximando empresas de jovens, estreitando uma relação que poderá vir a ser de trabalho. A qualificação também está no projeto”, disse.
Dentre as parcerias de sucesso, a gerente do sindicato, Márcia Scherer, avalia que o cartão Sesc e Senac tem sido um grande atrativo para os empresários do comércio fazerem parte da entidade. Stoffel comentou que o sindicato está levando sua marca mais próxima do comércio e da sociedade.
À tarde, Bohn foi a Lajeado encontrar os presidentes do Sindilojas Vale do Taquari, Francisco Carlos dos Santos, do Sindicabes Vale do Taquari, Ana Lídia Jantsch, e o presidente do Sirecom Vale do Taquari, Valdir Appelt. A possibilidade de abertura do comércio aos domingos, proibida por lei municipal, foi um dos assuntos abordados. Segundo Santos, a prefeitura municipal já demonstrou interesse em alterar a legislação.
Em sua fala, Appelt destacou que o Sirecom segue atuante na região, buscando caminhos junto com a Federação para manter seu espaço. Ao final, a questão da substituição tributária foi comentada pelo grupo, que aguarda uma solução definitiva à questão. Bohn disse que a definitibilidade por decreto, publicado esta semana, foi uma solicitação da Fecomércio-RS ao governo.