Sesc Canoas recebe Selo de Acessibilidade da Prefeitura Municipal

3 de janeiro de 2023

Reconhecimento é válido por três anos e valoriza instituições que promovem a acessibilidade física a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida

O Sesc Canoas recebeu, no mês de dezembro, o Selo da Acessibilidade concedido pelas secretarias municipais Adjunta de Inclusão e de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Canoas. O reconhecimento, dado a 19 instituições públicas e privadas da cidade, valorizou estabelecimentos que promovem a acessibilidade física a pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Com validade de três anos, o selo tem como objetivo incentivar que as edificações existentes e que os novos projetos tenham espaços inclusivos.

Na Unidade Sesc, a acessibilidade é uma prioridade para que os clientes possam aproveitar a estrutura e as atividades oferecidas. O prédio permite uma mobilidade quase universal de pessoas com deficiência nos espaços internos. Todos os andares contam com elevador, cujas numerações têm legendas em braile. Os banheiros adaptados e andares como o do Teatro e do Serviço de Atendimento ao Clientes têm rampas e piso tátil. Além disso, o Teatro conta ainda com lugares reservados na platéia para cadeirantes e pessoas obesas, e, para os artistas, os camarins são adaptados e há elevador para possibilitar o acesso ao palco. “Contamos com um espaço qualificado de apresentações artísticas, o que permite que o público aprecie ações culturais inclusivas e que os artistas com deficiência se apresentarem, proporcionando o protagonismo de pessoas com deficiência”, ressalta a agente de Cultura e Lazer do Sesc Canoas, Simone Luz Constante.

Na área esportiva, desde 2022, o Sesc Canoas recebe paratletas para treinos de natação na piscina da Unidade. O projeto acontece em parceria com a Prefeitura de Canoas e com a Unilasalle.