Fique atento para não criar uma preocupação
Fique ligado às tentativas de golpe que podem chegar através de SMS, ligação e e-mail. Afinal, identificá-las pode evitar preocupações. Ao acessar um site, confira o endereço, já que muitas vezes ele pode levar à paginas falsas, capturando informações financeiras. Um detalhe que pode fazer a diferença, é checar se a URL do site começa com HTTPS e está acompanhada de um cadeado. Isso significa que o mesmo é criptografado, ou seja, há segurança na navegação virtual. Um outro ponto é não acreditar em prêmios ou sorteios que não tenha feito inscrição. Por mais que haja a curiosidade, clicar em links suspeitos que podem chegar via SMS, ou pedido de senha, via telefone, são potencialmente perigosos.
Cupons de desconto são um exemplo disso: eles não devem pedir número do cartão antes do fechamento de uma compra ou qualquer outra informação pessoal. Se isso ocorrer, desconfie. Outro ponto de atenção é o uso de Wi-Fi público. Evite usá-lo para acessar dados financeiros, afinal, redes públicas são mais difíceis de proteger. E no caso de boletos, faça a conferência dos dados e beneficiários. Observe o valor, pois ele deve ser igual no final do código de barras e no espaço “valor do documento”.
Evite fraudes. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa a qual vai efetuar o pagamento ou vai participar de alguma promoção.