Apesar de algumas diferenças nos conceitos e na prática, o paisagismo e a jardinagem estão diretamente ligados. O paisagismo tem a função de elaborar e planejar projetos verdes, enquanto a jardinagem executa e dá vida ao que está no papel. Para abordar mais esse assunto, a partir de março 2023, o Senac-RS lançará a área de Jardim e Paisagismo. Os cursos estarão disponíveis nas modalidades presencial e flex, nas escolas Senac em Montenegro, Gramado, Novo Hamburgo, Camaquã, Passo Fundo, Cachoeira do Sul e no Centro Universitário (As escolas que irão ofertar não estão definidas ainda) Senac-RS (Porto Alegre). A ampliação do portfólio na instituição surgiu após o ingresso da Ocupação Florista nas Competições de Educação Profissional.
As formações se dividirão em eixos diferentes: Trilha Hobby – destinada a pessoas que gostam de plantas e flores e que gostariam de aprender a realizar técnicas básicas de cultivo de plantas, montar arranjos decorativos e desenvolver técnicas de cuidados para manutenção de espécies, ou seja, pessoas que desejam cultivar plantas em ambientes internos e externos de uma perspectiva mais “amadora” e; Trilha Profissional – destinada a quem quer se profissionalizar como florista e/ou atuar em área de decoração de eventos, decoração de interiores, jardinagem e em floriculturas.
Tendo como base públicos com interesses distintos, os cursos estarão dentro de cada trilha complementar à ocupação Florista: Trilha Hobby, com os cursos Horta Orgânica em Casa (70h) e Urban Jungle: Jardinagem de Interiores (60h); e Trilha Profissional, com os cursos de Atendente de Floricultura (58h), Florista (160h), Técnicas Básicas de Jardinagem (80h), Decoração de Eventos (72h) e Urban Jungle: Jardinagem de Interiores (60h).
Para o gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Ariel Berti, a oferta de cursos de qualificação profissional em uma área promissora, mas que ainda se encontra em desenvolvimento, ganha peso e adquire um maior valor quando ofertada em forma de trilha com produtos diversificados que a complementam. “São propostas inovadoras para um setor que já possui demanda e que se desenvolverá ainda mais nos próximos anos”, comenta.
De acordo com o gerente, a oferta em trilha, além de promover a permanência do aluno no mundo da educação como um todo, fornece ao mercado profissionais em desenvolvimento contínuo e focam, também, naqueles que apenas têm interesse no assunto. “Ambas são focadas em seus determinados públicos: quem quer se profissionalizar e quem se interessa na jardinagem por hobby”, destaca o gerente.
Seja por motivos profissionais ou por hobby, os interessados poderão entrar no site www.senacrs.com.br, selecionar uma das escolas que oferecem a nova área e se inscrever.