Notícias

Programa Sesc Envolva-se apresenta dados do impacto ambiental e social durante encontro com parceiros 

22 de dezembro de 2022

131 instituições sociais foram auxiliadas pela iniciativa em 2022

 

Pelo menos 1.300 pessoas e 131 instituições sociais foram impactadas pelas práticas educativas e ações sociais do Programa Sesc Envolva-se em 2022 no Rio Grande do Sul. Além disso, 46 toneladas de resíduos têxteis foram coletados de 61 empresas parceiras e distribuídos para reciclagem e reutilização. Os dados foram apresentados pelo diretor do Sesc Comunidade, Eduardo Schmitz, durante o encontro anual da rede do Programa Sesc Envolva-se realizado nesta terça-feira (20/12) no Instituto Caldeira, em Porto Alegre. “Um contexto onde a gente ainda tem muito descarte de resíduos de forma inadequada, que polui o meio ambiente e um contexto também em que muitas pessoas ainda carecem de renda, é um contexto que tem milhões de pessoas ainda desempregadas, o que a gente faz é conectar essas necessidades”, informou o diretor.

O evento reuniu empresas doadoras, organizações sociais, grupos de artesãos e voluntários que integram o projeto. Além disso foi realizada uma exposição de produtos confeccionados e feita entrega de troféus para empresas e instituições parceiras. Com a rede solidária reunida, foi realizado um bate-papo com o relato das ações realizadas. Para a analista de sustentabilidade da empresa Baduchi, a parceria com o programa resolveu demandas ambientais e sociais, pois “a empresa queria gerar um impacto significativo para a comunidade e havia uma problemática ambiental. Gerávamos cerca de 12 toneladas de resíduos que iam para aterros sanitários por mês. Com o Sesc surgiu uma nova visão de resíduos”. Ela ainda reforça o diferencial de ter uma destinação sustentável para a comunidade, “fazendo com que as pessoas tenham renda, e principalmente se qualifiquem. A parte ambiental era um problema e foi ressignificado, mas a parte social é muito mais importante”, conclui.

Para quem recebe os materiais de produção, cursos e oficinas, o desejo é de que o programa esteja cada vez mais presente nas comunidades. Esse é o sentimento da representante da Coordenadoria da Mulher de Butiá, Mara Regina da Silva, que acredita que o projeto transforma muito mais do que material reciclável. “Não tenho palavras para explicar a importância do Envolva-se. Nós atendemos uma média de 25 a 30 mulheres. São pessoas que na maioria das vezes são encaminhadas por psicólogos, pois estão com depressão ou outro problema. Nós fizemos o curso onde foram confeccionadas sacolas e materiais que são doados aqui para associações das costureiras. Mas o trabalho todo é feito dentro da controladoria, onde nós temos 10 máquinas de costura industrial”, afirma. A cidade recebeu, até outubro deste ano, o curso de aperfeiçoamento em costura promovido com um grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social.

Em 2023, ao retomar suas atividades, o Programa Sesc Envolva-se segue com o intuito de impactar positivamente a sociedade. “A gente sabe que ainda hoje, para muitas empresas, os resíduos são lixo encaminhados para aterros ou para as ruas. E o que fazemos é, ainda que minimamente, e com as possibilidades que tem, coletar os resíduos e oferecer e disponibilizar para as instituições, para os artesãos, transformar em coisas tão ricas, tão belas no sentido de geração de renda, reaproveitamento e utilização”, finaliza o gerente de Educação, Assistência e Cultura do Sesc/RS, Silvio Bento. 

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.