Newsletter

Confiança dos serviços tem nova queda em novembro

29 de novembro de 2022

Em nov/22, o Índice de Confiança dos Serviços (ICS), da FGV, registrou queda de 5,4%, na série com ajuste sazonal. Com isso, o índice registrou o nível de 93,7 pontos na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período de 2022, o ICS marcou 92,9 pontos na série sem o ajuste.

A variação na margem resultou da queda tanto no Índice de Situação Atual (ISA-S), quanto no Índice de Expectativas (IE-S), com quedas de 3,1% no ISA-S e de 7,6% no IE-S, registrando 96,9 pontos e 90,7 pontos, respectivamente, na série com o ajuste. Em relação a nov/21, a queda do ICS refletiu o balanço entre a o avanço no ISA-S (+4,4%) e a queda no IE-S (-10,3%) ante nov/21. Assim, na série que desconsidera o ajuste, o primeiro registrou 97,8 pontos e o segundo caiu para 88,4 pontos.

No que diz respeito à situação atual, a avaliação sobre a demanda e a situação dos negócios foi negativa, e pode refletir uma frustração quanto ao ritmo atual das vendas diante de expectativas anteriormente mais positivas. Quanto às expectativas para os próximos seis meses, os resultados apontam para um ajuste (para baixo) na demanda prevista e uma perspectiva menos positiva na tendência dos negócios.

De acordo com a FGV, dentre os elementos citados como limitadores dos negócios nos próximos seis meses, o fator político teve um aumento significativo nas citações. Assim, apesar de ser esperado reflexo da desaceleração do setor na confiança, o aumento da incerteza, especialmente relacionada a condução da política econômica nos próximos meses, parece ter ganhado maior peso na avaliação dos empresários, impactando, portanto, em maior medida a confiança em novembro.