Em seis dias de festival, foram oferecidas mais de 35 atividades culturais gratuitas, entre espetáculos, oficinas e bate-papos
Do Centro da cidade, ao fundo, enxergava-se colorida e brilhante pela luz do sol a lona montada atrás do Sesc Camaquã para o 7º Sesc Circo. Em seis dias de festival, de 15 a 20 de novembro, cerca de 15 mil pessoas participaram das mais de 35 atividades culturais gratuitas oferecidas entre espetáculos, oficinas artísticas, bate-papos e área de lazer com brinquedos infláveis. O público manteve os espaços sempre lotados, inclusive com filas de espera, para prestigiar companhias e artistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, que fizeram crianças, adultos e idosos se encantarem e reacenderam a magia do circo em seus corações.
Além da lona, escolas, rua e Teatro do Sesc foram palco para apresentações que despertaram as mais variadas reações. Sem dúvida, a maior delas foi o riso, que esteve sempre presente no rosto do público, sem contar as lágrimas de emoção e os incontáveis aplausos. Em sua 7ª edição, o Sesc Circo aproximou os camaquenses da cultura através de técnicas circenses como palhaçaria, dança, teatro, música, acrobacia e malabarismo, encerrando neste domingo (20/11), com “Concerto em Ri Maior”, da Cia dos Palhaços (PR).
“É uma iniciativa diferente! O que mais gostei foi que tiveram atrações para toda a família. Assistimos a vários espetáculos e sempre rimos e nos divertimos. Espero que ano que vem tenha novamente”, ressaltou a comerciante camaquense, Liane Kruger.
O destaque ficou por conta da estreia do espetáculo “O Rei, o rio e o Natal”, do Grupo Tholl, reconhecido internacionalmente e considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Os palhaços argentinos Chacovachi e Maku Fanchullini também foram sucesso no festival, que contou ainda com companhias como ReTriCirco (RS), Barracão Teatro (SP), Ana Luiza Bellacosta, Elisa Carneiro e Lucas Ferrari (DF), As Marias da Graça (RJ), Teatro do Bebé (RS), Cia dos Palhaços (PR) e muito mais.
Para a coordenadora de artes cênicas e visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger, os resultados foram excelentes. “O Festival em Camaquã foi uma grande alegria. Nesses dias, artistas vindos de diferentes locais do País puderam se encontrar com um público entusiasmado. A festividade da magia do circo aconteceu!”
O 7º Sesc Circo foi realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaquã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. Entre equipes do Sesc/RS, artistas, produtores, técnicos e outras funções, envolveram-se 200 profissionais para a realização do evento.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.