Newsletter

7º Sesc Circo reúne mais de 15 mil pessoas em Camaquã

21 de novembro de 2022

Em seis dias de festival, foram oferecidas mais de 35 atividades culturais gratuitas, entre espetáculos, oficinas e bate-papos

Do Centro da cidade, ao fundo, enxergava-se colorida e brilhante pela luz do sol a lona montada atrás do Sesc Camaquã para o 7º Sesc Circo. Em seis dias de festival, de 15 a 20 de novembro, cerca de 15 mil pessoas participaram das mais de 35 atividades culturais gratuitas oferecidas entre espetáculos, oficinas artísticas, bate-papos e área de lazer com brinquedos infláveis. O público manteve os espaços sempre lotados, inclusive com filas de espera, para prestigiar companhias e artistas vindos de diversas partes do Brasil e do mundo, que fizeram crianças, adultos e idosos se encantarem e reacenderam a magia do circo em seus corações.

Além da lona, escolas, rua e Teatro do Sesc foram palco para apresentações que despertaram as mais variadas reações. Sem dúvida, a maior delas foi o riso, que esteve sempre presente no rosto do público, sem contar as lágrimas de emoção e os incontáveis aplausos. Em sua 7ª edição, o Sesc Circo aproximou os camaquenses da cultura através de técnicas circenses como palhaçaria, dança, teatro, música, acrobacia e malabarismo, encerrando neste domingo (20/11), com “Concerto em Ri Maior”, da Cia dos Palhaços (PR).

“É uma iniciativa diferente! O que mais gostei foi que tiveram atrações para toda a família. Assistimos a vários espetáculos e sempre rimos e nos divertimos. Espero que ano que vem tenha novamente”, ressaltou a comerciante camaquense, Liane Kruger.

O destaque ficou por conta da estreia do espetáculo “O Rei, o rio e o Natal”, do Grupo Tholl, reconhecido internacionalmente e considerado Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. Os palhaços argentinos Chacovachi e Maku Fanchullini também foram sucesso no festival, que contou ainda com companhias como ReTriCirco (RS), Barracão Teatro (SP), Ana Luiza Bellacosta, Elisa Carneiro e Lucas Ferrari (DF), As Marias da Graça (RJ), Teatro do Bebé (RS), Cia dos Palhaços (PR) e muito mais.

Para a coordenadora de artes cênicas e visuais do Sesc/RS, Jane Schoninger, os resultados foram excelentes. “O Festival em Camaquã foi uma grande alegria. Nesses dias, artistas vindos de diferentes locais do País puderam se encontrar com um público entusiasmado. A festividade da magia do circo aconteceu!”

O 7º Sesc Circo foi realizado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, em parceria com a Prefeitura Municipal de Camaquã, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Cultura e Turismo. Entre equipes do Sesc/RS, artistas, produtores, técnicos e outras funções, envolveram-se 200 profissionais para a realização do evento. 

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.