São Leopoldo respirou cultura com o 15º Aldeia Sesc Capilé

10 de novembro de 2022

Evento, no Vale dos Sinos, abriu o circuito Aldeia 2022, que passa ainda por Caxias do Sul e Novo Hamburgo

No final de semana, entre os dias 3 e 6 de novembro, São Leopoldo respirou arte com a retomada do tradicional Aldeia Sesc Capilé. Em 2022, o evento chegou a sua 15º edição, reunindo atrações gratuitas para todos os públicos e reuniu cerca de 5 mil pessoas. Foram mais de 20 atividades entre artes cênicas, música, artes visuais, literatura e oficinas. “Resistimos às mudanças, resistimos às dificuldades, resistimos ao tempo, às novidades, ao inevitável e movimentamos a cidade, proporcionando acesso gratuito à cultura nas mais diversas linguagens”, ressalta a diretora da Unidade Sesc de São Leopoldo, Andréa Guedes.

A abertura, na noite de quinta-feira, foi no Teatro Municipal, com um belo show da Tribo Maçambiqueira, apresentação que é parte do Projeto Sonora Brasil Sesc e resgata as influências africanas na música brasileira. Ao longo dos dias seguintes, as atividades principais ocorreram no Museu do Trem com apresentações teatrais e musicais; atrações pensadas para atrair e agradar a comunidade de todas as idades e estilos que foram desde o rock, com bandas como a Vintage Café, até samba, com Neno Baz e o Samba das Patroas, passando pelo blues, MPB, rap, hip-hop e, inclusive, pela música tradicionalista gaúcha com a apresentação de Ernesto Fagundes e convidados. Parte da programação, também, estava a exposição “Nu”, do celebrado artista Bebeto Alves, que morava em São Leopoldo e faleceu na madrugada desta segunda-feira. Seu belo trabalho segue exposto até o próximo dia 15 de novembro, na Galeria Liana Brandão (Centro Cultural José Pedro Boéssio).

O Aldeia Sesc Capilé foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal de São Leopoldo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e do Museu do Trem. O evento teve patrocínio, ainda, de Sicredi e Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Vale do Sinos (AEA) e apoio cultural de Semae.

O grande objetivo do Aldeia Sesc é unir elos – a formação, o intercâmbio, a distribuição, o acesso e a fruição – da cadeia produtiva da cultura entre os artistas locais, estaduais e nacionais. Retomando sua versão presencial neste ano, após a pandemia, o evento traz como temática principal “(RE)Existências”, com o objetivo de propor novas formas de ver e interagir com o mundo, resistir e ressignificar experiências a partir da arte, da cultura viva, da experimentação e da inovação. Em Caxias do Sul, o projeto iniciou no dia 8 e vai até domingo, 13/11, com mais de 60 atrações culturais já anunciadas, oferecidas sem custo à comunidade. Dentre elas, destaca-se o show nacional de Sandra Sá no dia 13 de novembro, às 18h30. O circuito se encerra em Novo Hamburgo, entre os dias 25 e 29 de novembro.