”Leituras Surpresas” busca fomentar o descobrimento de novos autores e gêneros literários
Não se sabe ao certo de onde surgiu a frase “Não julgue um livro pela capa”, famosa por carregar o ensinamento de que não devemos julgar o outro pela aparência, mas sim por suas atitudes. Na Biblioteca do Sesc Gravataí (Rua Anápio Gomes, 1241), esse ditado de tão importante significado tem sido levado mais ao pé da letra, com foco em atrair leitores para obras que, talvez, não lhe interessassem tanto apenas pelo visual da capa.
O projeto “Leituras Surpresas” criou um ponto literário, fora da biblioteca, onde a comunidade tem acesso apenas à sinopse de um livro, sem enxergar sua capa ou, mesmo, o seu título. O interessado pode, então, selecionar a sinopse que mais lhe interessar e, na biblioteca, trocá-la pelo livro correspondente. Com o objetivo de incentivar a leitura e o descobrimento de novos autores e gêneros literários, o projeto foi iniciado nesta segunda-feira, dia 24 de outubro e deve seguir até o dia 18 de novembro.
A biblioteca do Sesc Gravataí é informatizada e climatizada. Conta com um acervo de mais de 4 mil exemplares de obras literárias e livros de consulta na área técnica. Revistas, jornais e informativos também estão disponíveis a toda a comunidade de segunda a sexta-feira das 9h às 11h30 e das 12h30 às 18h. O setor ainda é responsável pela Unidade Móvel do BiblioSesc, que circula em bairros de Gravataí periodicamente.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.