Sindicatos das cidades de Santa Cruz do Sul, Sobradinho, Lajeado e Santa Maria e de abrangência estadual participaram nesta quinta-feira, dia 29, da Reunião Regional da Fecomercio-RS. O encontro ocorreu na sede do Sindilojas Vale do Rio Pardo e reuniu representantes de sindicatos empresariais para discutir pautas de interesse dos líderes sindicais. “Este evento tem o objetivo de discutir pautas de interesse dos sindicatos e promover a troca de experiências buscando o fortalecimento das entidades sindicais”, disse o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, na abertura do encontro.
O presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, agradeceu a realização do evento em Santa Cruz do Sul e falou da união das entidades sindicais. “Espero que a gente possa, de alguma maneira, superar as nossas dificuldades porque eu acredito que juntos somos mais fortes. Nossas dificuldades, muitas vezes, são as mesmas e, unidos, vamos conseguir superar as adversidades”, afirmou. Também compôs a mesa principal da reunião o 1º vice-presidente do Sindigêneros Vales do Rio Pardo e Taquari, Daniel Lenz.
Soluções da Fecomércio-RS para os sindicatos
A advogada do Núcleo Jurídico Sindical e Trabalhista, Íris Vidaletti, fez uma explicação sobre os procedimentos e ações pós-eleições sindicais e apresentou um panorama de algumas convenções coletivas firmadas no início de 2022. Na sequência, o assessor de Relações Governamentais, Adriano Beuren, falou sobre a plataforma digital da Federação, a Representa+, que permite a participação de empresários na consulta, opinião e atribuição de grau de prioridade nos projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa e possuem atuação da Fecomércio-RS.
Também presente na reunião, o gerente do Núcleo de Negócios da Fecomércio-RS, Leonardo de Paula, falou sobre as soluções da entidade para gerar mais receita para os sindicatos. Ele apresentou uma série de serviços que a Federação disponibiliza para o sindicato comercializar, ficando um percentual combinado da receita inteiramente para a entidade sindical filiada. “Todos os serviços aqui apresentados estão à disposição para comercialização, tendo como objetivo final trazer receitas recorrentes para os sindicatos e minimizar as dificuldades”, destacou o executivo.
Um dos assuntos mais aguardados nos eventos da Federação neste ano, o Lab Fecomércio-RS foi apresentado pelo gerente de Tecnologias Educacionais, Giancarlo Giacomelli, head de Inovação do Sistema Fecomérco-RS. Ele reforçou que o espaço, que abriga startups com soluções de melhoria para o setor, está de portas abertas para estreitar esse vínculo de inovação com os sindicatos. “O Lab Fecomércio é um espaço para inovação aberta, transformação digital e para ser uma incubadora de novos empreendimentos. Buscamos serviços relevantes para as empresas, conectando os sindicatos às startups que já estão desenvolvendo soluções nesse sentido”, destacou.
A analista técnica da Gerência de Turismo, Priscila Gurgel, trouxe uma novidade para esta edição da reunião: o projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, uma iniciativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) que consiste em um movimento nacional formado por pessoas e organizações, que visa contribuir com propostas que impulsionem o setor de turismo, principalmente após o impacto da pandemia. O processo é participativo e inclui a elaboração de estudos preliminares e de benchmarking, além da realização de encontros e oficinas virtuais com atores da cadeia produtiva do turismo em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, considerando as características regionais. As pautas regionais darão embasamento a uma agenda nacional de diretrizes, estratégias e políticas públicas que orientem o poder público e que venham a ser estruturantes no médio e longo prazos para o desenvolvimento sustentável do setor.
Pautas regionais também foram destaque no evento
Os sindicatos presentes também trouxeram pautas de interesse da região para a equipe técnica da Federação. Adriano Beuren fez uma panorama sobre as Eleições 2022 que acontecem no próximo domingo, dia 02 de outubro, trazendo algumas perspectivas da Assessoria para Relações Governamentais para o primeiro e segundo turno da disputa Federal e Estadual.
“Todos vivemos a mesma tempestade, mas em barcos diferentes”, disse a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, no início de sua fala sobre crescimento econômico no pós-pandemia. Segundo ela, a pandemia afetou as empresas de formas diferentes, a depender da região que elas se encontravam ou o setor em que estavam inseridas. A expectativa da economista-chefe é de um crescimento econômico de, em média, 2,8% ou 3% para 2022. Ela credita esse aumento à retomada das atividades por causa da diminuição das restrições da pandemia, à reação do mercado de trabalho com os serviços voltando ao patamar normal, aos incentivos fiscais que, geralmente, ocorrem em ano eleitoral e às reformas estruturais, como a Trabalhista e a da Previdência, que começaram a fazer efeito.
Outra das principais preocupações da região é como trazer o jovem para o empreendedorismo e como preparar jovens para o mercado de trabalho. A diretora do Senac de Santa Cruz, Daniela Laner, e o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, fizeram um panorama sobre como driblar esse desafio e pincelaram as atividades do Senac em todo o estado gaúcho para unir esforços para a aprendizagem e inovação, como o RS TI, que tem o objetivo de capacitar pessoas para atuarem no mercado de Tecnologia da Informação, e o Ensino Médio do Senac, com foco no mindset tecnológico, com vivência educacional estimulante e desafiadora.