O candidato ao Governo do Estado pelo Partido Liberal (PL), Onyx Lorenzoni, participou de um café da manhã nesta quarta-feira, dia 21, na sede da Fecomércio-RS. O presidente Luiz Carlos Bohn e membros da diretoria da Federação ouviram as propostas do candidato e fizeram questionamentos sobre as propostas para o setor terciário gaúcho.
“Somos capazes de tirar as pedras do caminho do Governo, desburocratizar, somos capazes de favorecer o cenário de quem quer investir e empreender”, começou o candidato que foi durante 14 meses o Ministro da Casa Civil no Governo Bolsonaro. Se eleito, Lorenzoni explicou que deseja fazer um governo que seja responsável no uso dos serviços públicos, sem renunciar a sua autonomia em relação à União.
“Governar para pessoas” é uma das diretrizes do plano de governo do candidato. E para isso, Lorenzoni pretende diminuir o tamanho do Estado, diminuir a arrecadação de tributos, modernizar, reorganizar e recuperar a capacidade de gestão pública. “Enxugar esse governo e diminuir a estrutura do Estado. Temos que voltar a fazer o RS como melhor lugar para empreender. Essa é a minha luta e aqui, no Rio Grande do Sul, é que está a minha missão”, afirmou.
Outras propostas do candidato incluem gestão por resultados e planejamento governamental; privatização de serviços, com fiscalização estatal; integração com municípios para que o Estado estejam mais próximos aos cidadãos; transformação digital para que o RS avance em termos de fornecimento de serviços digitais; responsabilidade fiscal sem abrir mão da autonomia da gestão; promoção e prevenção da saúde; atenção aos mais vulneráveis; ser referência em educação de qualidade, entre outras propostas. No fim do encontro, Bohn ainda entregou um caderno de propostas do setor para o candidato.