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Vendas de Dia dos Pais aumentam em 14% no comércio da Capital em relação a 2021

17 de agosto de 2022

Apesar de queda no valor do ticket médio, lojistas de diversos segmentos relataram resultado positivo em pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.

De acordo com sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Desenvolvimento do Sindilojas POA, a expectativa de aumento das vendas de Dia dos Pais no comércio foi concretizada. O possível crescimento foi identificado em pesquisa prévia sobre a intenção de compra dos consumidores, realizada semanas antes da data. No levantamento pós-vendas, desta segunda-feira (15), o relato da maioria dos lojistas da Capital, 34%, foi de acréscimo de 14% nos resultados, apesar de um valor menor quanto ao gasto por produto comparado ao ano passado, de R$ 311 para R$ 229. Ainda assim, o ticket médio ficou bem próximo ao identificado na pesquisa prévia, em que os consumidores disseram que iriam gastar cerca de R$ 215 com o presente.

Dos lojistas que apontaram aumento nas vendas, 45,5% acreditam que o motivo é a maior circulação de pessoas nas ruas. Já o momento pós-pandemia foi a justificativa apontada por 22,8%. Outros 4,5% disseram que o crescimento se deu por as pessoas estarem mais seguras para comprar. O mesmo percentual, de 4,5%, identifica as promoções como razão de obter mais vendas. Também 4,5% citam a não obrigatoriedade de máscara no atual momento e outros 18,2% não souberam citar um fator.

Outros 33% dos lojistas afirmam que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado. Os que relatam queda representam 22% e os que não souberam avaliar representam 11% dos entrevistados.

Físico x on-line

Perguntados por qual canal realizaram as vendas, a grande maioria dos lojistas, 65%, mencionou somente a loja física. Outros 34% disseram que venderam tanto na loja física quanto online. Somente 1% relatou ter vendido exclusivamente on-line. Do universo dos que venderam online, o site da loja foi o principal canal utilizado, de acordo com 65,7%. O WhatsApp foi o segundo, conforme 31,4% dos comerciantes. E o Instagram o terceiro, para 2,9%.

Quanto ao formato de pagamento utilizado para as vendas on-line, o link foi o grande vencedor, segundo 74,3% dos lojistas. O PIX deu um salto de 2% de uso na mesma data do ano passado para 40% agora. Já as compras feitas no cartão de crédito, por transferência bancária ou por boleto empataram com 2,9% cada.

Mais cuecas e meias

A pesquisa revelou, ainda, quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre. Destaca-se este ano o surgimento de meias e cuecas nas lojas de vestuário, como quarto e quinto item mais comprado. Separado pelos três principais segmentos do varejo, o ranking ficou:

Vestuário:

Camisetas 33,3%
Camisas 28,2%
Calças 23,1%
Cuecas 23,1%
Meias 17,9%

Cosméticos/perfumaria/higiene:

Perfumes 53,8%
Produtos para barba 53,8%
Kits de higiene 38,5%
Tratamento para cabelo 7,7%

Calçados:

Tênis 58,3%
Chinelos/pantufa 41,7%
Sapatos 33,3%
Sapatênis 25%

Na análise do presidente Arcione Piva, diversos fatores estão ajudando a elevar as vendas no setor. “O inverno está colaborando para que haja maior procura por produtos para encarar o frio, já que as pessoas retomaram de vez as programações fora de casa, com o pós-pandemia. Além disso, observamos que a cada data comemorativa o crescimento projetado tem se concretizado, mesmo com a inflação em alta. Esperamos que sigamos com bons resultados nas próximas datas, que são decisivas para termos um bom fechamento de ano”, finaliza.

A pesquisa completa sobre as vendas de Dia dos Pais estará disponível nesta quarta-feira, 17, na área do Núcleo de Pesquisa, em formato de infográfico.