Apesar de queda no valor do ticket médio, lojistas de diversos segmentos relataram resultado positivo em pesquisa do Sindilojas Porto Alegre.
De acordo com sondagem realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Desenvolvimento do Sindilojas POA, a expectativa de aumento das vendas de Dia dos Pais no comércio foi concretizada. O possível crescimento foi identificado em pesquisa prévia sobre a intenção de compra dos consumidores, realizada semanas antes da data. No levantamento pós-vendas, desta segunda-feira (15), o relato da maioria dos lojistas da Capital, 34%, foi de acréscimo de 14% nos resultados, apesar de um valor menor quanto ao gasto por produto comparado ao ano passado, de R$ 311 para R$ 229. Ainda assim, o ticket médio ficou bem próximo ao identificado na pesquisa prévia, em que os consumidores disseram que iriam gastar cerca de R$ 215 com o presente.
Dos lojistas que apontaram aumento nas vendas, 45,5% acreditam que o motivo é a maior circulação de pessoas nas ruas. Já o momento pós-pandemia foi a justificativa apontada por 22,8%. Outros 4,5% disseram que o crescimento se deu por as pessoas estarem mais seguras para comprar. O mesmo percentual, de 4,5%, identifica as promoções como razão de obter mais vendas. Também 4,5% citam a não obrigatoriedade de máscara no atual momento e outros 18,2% não souberam citar um fator.
Outros 33% dos lojistas afirmam que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado. Os que relatam queda representam 22% e os que não souberam avaliar representam 11% dos entrevistados.
Físico x on-line
Perguntados por qual canal realizaram as vendas, a grande maioria dos lojistas, 65%, mencionou somente a loja física. Outros 34% disseram que venderam tanto na loja física quanto online. Somente 1% relatou ter vendido exclusivamente on-line. Do universo dos que venderam online, o site da loja foi o principal canal utilizado, de acordo com 65,7%. O WhatsApp foi o segundo, conforme 31,4% dos comerciantes. E o Instagram o terceiro, para 2,9%.
Quanto ao formato de pagamento utilizado para as vendas on-line, o link foi o grande vencedor, segundo 74,3% dos lojistas. O PIX deu um salto de 2% de uso na mesma data do ano passado para 40% agora. Já as compras feitas no cartão de crédito, por transferência bancária ou por boleto empataram com 2,9% cada.
Mais cuecas e meias
A pesquisa revelou, ainda, quais foram os produtos mais comprados no comércio de Porto Alegre. Destaca-se este ano o surgimento de meias e cuecas nas lojas de vestuário, como quarto e quinto item mais comprado. Separado pelos três principais segmentos do varejo, o ranking ficou:
Vestuário:
Camisetas 33,3%
Camisas 28,2%
Calças 23,1%
Cuecas 23,1%
Meias 17,9%
Cosméticos/perfumaria/higiene:
Perfumes 53,8%
Produtos para barba 53,8%
Kits de higiene 38,5%
Tratamento para cabelo 7,7%
Calçados:
Tênis 58,3%
Chinelos/pantufa 41,7%
Sapatos 33,3%
Sapatênis 25%
Na análise do presidente Arcione Piva, diversos fatores estão ajudando a elevar as vendas no setor. “O inverno está colaborando para que haja maior procura por produtos para encarar o frio, já que as pessoas retomaram de vez as programações fora de casa, com o pós-pandemia. Além disso, observamos que a cada data comemorativa o crescimento projetado tem se concretizado, mesmo com a inflação em alta. Esperamos que sigamos com bons resultados nas próximas datas, que são decisivas para termos um bom fechamento de ano”, finaliza.
A pesquisa completa sobre as vendas de Dia dos Pais estará disponível nesta quarta-feira, 17, na área do Núcleo de Pesquisa, em formato de infográfico.