Inscrições para a 11ª edição, que acontece entre os dias 16 e 27 de janeiro, em Pelotas, foram prorrogadas até o dia 19 de agosto
Parte de uma família de músicos, o porto-alegrense Leonardo Mateus Bock acredita que já nasceu com o dom. Mais do que um hobby ou uma profissão, para ele, a música é como o ar, uma necessidade para sobreviver. Sete vezes aluno do Festival Internacional Sesc de Música, o jovem de 27 anos teve um crescimento exponencial desde que tocou violino pela primeira vez, aos cinco anos de idade.
Violinista spalla da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro (OTSP), spalla assistente da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e membro da Sphaera Mundi Orquestra e Vortz Orquestra, Bock guarda com carinho tudo que aprendeu no Festival e destaca um acontecimento inesquecível. “Em 2013, tive a oportunidade de subir ao palco do Teatro Guarany como solista ao lado de grandes músicos. Dividi o solo do concerto duplo de Bach com Yang Liu e fomos dirigidos por Emmanuele Baldini, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) e maestro. Foi um momento de muito aprendizado e crescimento pessoal e artístico”, relembra ele.
Crianças, jovens e adultos que, assim como Bock, querem viver a experiência do Festival Internacional Sesc de Música, têm uma nova oportunidade de se inscreverem para a 11ª edição, que acontecerá entre os dias 16 e 27 de janeiro, em Pelotas. As inscrições foram prorrogadas até 19 de agosto. O preenchimento do formulário, assim como o envio do vídeo de audição, deve ser enviado pelo site www.sesc-rs.com.br/festival. São mais de 250 vagas com bolsas de estudo integrais e parciais para cursos de Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Flauta Oboé (Corne-inglês), Clarinete, Fagote, Trompa, Trompete, Trombone Tenor, Trombone Baixo, Tuba, Saxofone, Eufônio, Harpa, Percussão para Música de Concerto, Piano, além de Canto Lírico, Composição e aulas de Choro (que integra as práticas de Violão, Sopros, Acordeom, Bandolim, Percussão e Cavaquinho).
“As intensas aulas e ensaios com renomados artistas do cenário internacional, o contato pessoal, a possibilidade de aprender e conviver com colegas e professores, são alguns dos privilégios de participar do Festival. As oportunidades que surgem a partir dele são consequências de uma experiência enriquecedora”, ressalta Bock.
Durante o Festival, os estudantes terão contato com 42 professores do Brasil, Estados Unidos, Chile, China, Itália, Portugal, Alemanha, Rússia, Bielorússia e Japão. Além do aperfeiçoamento musical, os participantes terão a chance de tocar em concertos em diversos pontos da cidade, em apresentações gratuitas, abertas para toda a comunidade. Um dos mais aguardados reencontros é o dos músicos e do público com o Theatro Sete de Abril, ícone cultural de Pelotas e o mais antigo teatro do Rio Grande do Sul.
Sobre o Festival Internacional Sesc de Música
Em sua 11ª edição, o evento tem como objetivo incentivar o desenvolvimento da produção musical, fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais. Promovido pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc, e tendo como diretor artístico o maestro Evandro Matté, o Festival atua em dois eixos principais: Pedagógico e Sociocultural. No plano Pedagógico, são ofertados cursos de instrumentos, composição, canto lírico, choro, prática de música de concerto e câmara, prática de orquestra e prática de banda sinfônica para estudantes e profissionais da música. Já no Sociocultural, são realizados recitais de professores e alunos, além de uma ampla programação de espetáculos gratuitos, abertos a toda comunidade.
Inscrições para os cursos – 11º Festival Internacional Sesc de Música
Período de inscrições: 12/07 a 19/08/2022
Divulgação dos selecionados e matrícula 1ª chamada: 05/09 a 20/09/2022
Divulgação dos selecionados e matrícula 2ª chamada: 26/09 a 10/10/2022
Consulta dos cursos disponíveis e mais informações sobre inscrições em www.sesc-rs.com.br/festival
Cursos disponibilizados:
Música de Concerto
Violino | Viola | Violoncelo | Contrabaixo | Harpa
Flauta | Oboé (Corne-inglês) | Clarinete | Fagote
Trompa | Trompete | Trombone Tenor | Trombone Baixo | Tuba
Saxofone | Eufônio | Percussão | Canto Lírico | Piano | Composição
Choro (Violão, Sopros, Acordeom, bandolim, percussão e cavaquinho)
Prática de Orquestra e de Banda Sinfônica (não há inscrição. Serão realizados pelos alunos selecionados para os cursos de instrumentos)
Música de Câmara (recitais serão organizados no decorrer do Festival e apresentados nos horários designados para recitais de alunos)
Sobre o 11º Festival Internacional Sesc de Música
O que é? O Festival Internacional Sesc de Música é um dos maiores da área na América Latina e tem o objetivo de incentivar o desenvolvimento da produção musical e fomentar o intercâmbio e o desfrute de bens culturais
Data: De 16 a 27 de janeiro de 2023, em Pelotas
Como acontece? Durante o Festival, os alunos participam das classes (cursos) e ensaios nos turnos da manhã e tarde; e apresentações que podem ocorrer pela manhã, tarde ou noite. Todas as apresentações têm entrada franca para a comunidade
Classes de Música de Concerto: turno da manhã
Classes de Canto Lírico e Choro: manhã e tarde
Ensaios de orquestras, música de câmara: turno da tarde e vespertino
Ensaios de recitais de alunos: manhã e tarde (a combinar com o coordenador da área)
Assessoria de Imprensa
jornalismo@sesc-rs.com.br | (51) 99725-0419 | (51) 3375-7446
Bruna Machado – (51) 99450-8286
Moglia Comunicação
Jéssica Mello – (51) 99546-6464
Shállon Teobaldo – (51) 99324-867