Em abr/22, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o volume de serviços prestados no Brasil registrou aumento de 0,2% ao marcar 94,1 pontos na série com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo período do ano anterior houve aumento de 9,4%, a décima quarta taxa positiva neste espectro de comparação. Dessa forma, o setor registrou aumento de 12,8% no acumulado em 12 meses. Na comparação com o período pré-pandemia, o volume de vendas se encontra 7,2% acima do valor de fev/20, entretanto, algumas atividades não recuperaram totalmente as perdas.
No caso do Rio Grande do Sul, houve recuo de 2,8% do volume de vendas do setor na comparação com o mês imediatamente anterior na série que contempla o ajuste. A queda é explicada por um ajuste de alta magnitude no mês de março que passou de expansão de 2,6% passou para 8,1%. Isso inflou a base de comparação, o que derrubou a variação de abril. Em relação a abr/21, foi verificado crescimento de 16,8%, tendo representado menor intensidade quando comparado a mar/22 (22,8%). No acumulado em 12 meses, o índice de volume de vendas variou 17,1%.
A alta interanual foi verificada nas cinco atividades pesquisadas no RS: Serviços prestados às Famílias (54,7%), Outros Serviços (43,3%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (19,1%), Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios (13,9%), e Serviços de Informação e comunicação (6,1%). No país, nessa base de comparação, as principais variações positivas vieram de Serviços Prestados às Famílias (60,8%) e de Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios (15,5%). Apenas a atividade de Outros Serviços apresentou recuo (-7,7%).
Por fim, o IATUR (índice de atividades turísticas) registrou alta 2,5% na comparação com março no país, e atingiu o patamar de 0,1% acima do nível pré-pandemia. No Rio Grande do Sul, houve alta de 1,3% na comparação com o mês imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o IATUR registrou alta de 85,7%, décima terceira taxa de crescimento positiva seguida. No RS, a alta foi de 104,5%.
O controle da pandemia é o principal fator para justificar a alta dos serviços na comparação com 2021. A queda das restrições às atividades e a maior mobilidade, bem como a demanda reprimida pelo consumo de vários serviços justifica a dinâmica verificada nos últimos meses. Esse resultado poderia ser ainda maior se não fosse a inflação que restringe a capacidade de consumo de famílias e empresas.