Evento promovido pelo Sesc foi realizado nesta quarta-feira (25/05), incentivando a prática de exercícios físicos
Uma quarta-feira ensolarada, de clima agradável, formou o cenário perfeito para a retomada das atividades presenciais do Dia do Desafio (DDD), que aconteceu neste 25 de maio, em todo o Rio Grande do Sul. Organizado pelo Sesc/RS, o evento, que incentiva a prática de atividades físicas e os cuidados com a saúde do corpo e da mente, teve a participação de mais de 1,4 milhão de pessoas espalhadas pelo Estado. Somente em Porto Alegre, onde uma intensa programação envolveu diversos grupos e entidades, a ação atingiu cerca de 45,7 mil pessoas.
Para a coordenadora de Lazer do Sesc/RS, Melissa Stoffel, o engajamento das pessoas com o DDD 2022 foi acima das expectativas. “Estamos super felizes com o resultado, foi uma retomada fantástica após dois anos de pausa presencial por conta da pandemia. Mais do que estimular a prática esportiva por um dia, o Dia do Desafio tem como objetivo lembrar as pessoas sobre a importância de incluir a atividade física em suas rotinas”, ressalta ela.
O Largo Glênio Peres, a sede da Fecomércio-RS e o Centro Estadual de Treinamento Esportivo (CETE), em Porto Alegre, assim como outros pontos no RS, foram palco para atividades de inclusão, que tinham como objetivo promover os paradesportos e incentivar as pessoas com deficiência a praticarem esportes. Diversas modalidades, como vôlei sentado, bocha, corrida, ginástica, esgrima, dança, entre outras, foram desenvolvidas para mostrar que todos podem participar e ter uma qualidade de vida melhor.
“A prática paradesportiva é fundamental para que a sociedade veja que existem pessoas com deficiência e que elas podem, sim, praticar esportes. O DDD é um lembrete não apenas para as PCDs, mas também para quem não é, mas conhece um vizinho ou parente com alguma deficiência, de que fazer atividade física proporciona muita qualidade de vida, que é o mais precioso”, destaca a coordenadora de paradesportos da Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas Portadoras de Deficiência e de Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders), Claudia Alfama.
José Lima, 41 anos, é um exemplo disso. Esportista desde os 13 anos, era boxeador e sofreu um acidente que o fez perder o movimento dos braços. Depois disso, experimentou outras modalidades e se encantou pelo para snowboard, modalidade em que já foi vice-campeão brasileiro. “Atividades como essas do Dia do Desafio são super importantes para motivar pessoas com deficiência. Às vezes, acham que nunca mais conseguirão praticar algum esporte, e ações como esta mostram que é possível. Muitas vezes, esse incentivo até ajuda a superar problemas como a depressão”, diz ele.
Desafios de esteira, corrida, atletismo, slackline, futmesa e de outras modalidades fizeram parte também desta edição do DDD, que envolveu as 51 Unidades do Sesc/RS e as cidades de abrangência, em parceria com as prefeituras. Em Caxias do Sul, o que mais chamou atenção foi o Desafio nas Alturas, onde as pessoas foram convidadas a pedalar em bicicletas ergométricas a bordo de uma plataforma suspensa por um guindaste a cerca de 40 metros do chão, enquanto admiravam a paisagem da Serra. Em Pelotas, o Desafio Casa da Praia premiou a foto mais bonita de prática esportiva na Praia do Laranjal, cartão postal do município e ótimo ambiente para colocar o corpo em movimento.
E não foi apenas o esporte que movimentou o Estado, mas também a solidariedade. Mais uma vez, o Sesc promoveu o Desafio Solidário, no qual os cidadãos doaram caixas de leite UHT que serão destinadas a instituições que atendem público em situação de vulnerabilidade social, por meio do programa Mesa Brasil Sesc. Ao todo, foram arrecadados 8.487 litros, que ajudarão a complementar as refeições de milhares de pessoas. Quem doou 5 litros ou mais recebeu, ainda, cupons para concorrer aos prêmios da terceira edição da campanha Futebol Tá na Mesa, que segue recebendo donativos de alimentos não perecíveis até o dia 15 de junho, em todas as Unidades Sesc/RS.
Nas redes sociais, o engajamento também foi grande. Mesmo quem não pôde participar das atividades presenciais, compartilhou suas ações em casa, empresas e comércios locais. Em 2021, ainda em formato virtual, o DDD registrou mais de 870 mil visualizações em todo o RS e contabilizou o recebimento de 4,4 mil litros de leite.
Sobre o DDD: O Dia do Desafio foi criado nos anos 80, no Canadá, com a proposta de despertar o interesse das pessoas pela prática de esportes e atividades físicas, por meio de uma competição saudável entre cidades. Coordenado pelo Sesc, desde 1995, o Dia do Desafio é uma iniciativa da TAFISA (The Association For International Sport for All) – conta com o apoio da ISCA (International Sport and Culture Association) e da UNESCO – e trata-se de uma realização das Prefeituras Municipais. É um movimento comunitário, realizado sempre na última quarta-feira do mês de maio, que envolve poderes públicos, instituições privadas e cidadãos trabalhando em parceria para mobilizar o maior percentual de participantes em relação ao seu total de habitantes para pausarem, ao menos, 15 minutos de suas rotinas para movimentar o corpo.
Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.