Evento ocorreu nesta terça-feira (03/05) na sede da entidade, em Porto Alegre
A tecnologia e a inovação como um caminho para o desenvolvimento do setor de Comércio e Serviços gaúcho. Com essa premissa, foi inaugurado nesta terça-feira, 03 de maio, o Lab Fecomércio, um espaço de 1.000m² que será o hub de inovação da Casa do Comércio Gaúcho, conectando startups aos empresários de todo Estado a fim de tornar o mercado ainda mais competitivo.
Segundo o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, um dos pilares da atuação da entidade é promover a conexão de organizações de diferentes segmentos, o que estará presente no ambiente. “A inauguração do Lab hoje fortalece a nossa busca por soluções concretas e o compromisso que temos com o setor terciário e com a sociedade gaúcha. Por meio do Lab, daremos ainda mais voz ao ecossistema do Rio Grande do Sul, pois acredito que inovar é pensar em conjunto e que as ações em prol do empreendedorismo fazem a diferença nos rumos dos negócios”, afirmou. A estrutura, que ocupa todo o segundo piso da nova sede da instituição, conta com estúdios para livestream, podcast, de foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação que contam com paredes riscáveis, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo.
A expectativa é unir, em um mesmo espaço, startups e demais empresas de diferentes portes. “Esse é um sonho da Federação que sai do papel e vira realidade com a certeza de que vamos gerar ainda mais resultado para a nossa comunidade. Muitas ações que são referência no cenário nacional saem daqui do Estado e teremos aqui mais um local para pensarmos em novas tecnologias que irão alavancar o desenvolvimento do setor”, ressaltou o coordenador da comissão do Lab e vice-presidente da Fecomércio-RS, Gilmar Bazanella.
A estrutura se soma a outras desenvolvidas na cidade com o mesmo objetivo. “Porto Alegre tem trabalhado com a sociedade civil, empresas, governo e universidades para que tenhamos um novo cenário de crescimento. Esse espaço representa essa atuação conjunta, principalmente, dos associados para construir esse processo que vai colocar aqueles que lutaram pela Fecomércio até hoje com os jovens que agora chegam para aprender, a discutir e gerar riqueza”, disse o secretário Municipal Adjunto do Gabinete de Inovação, Alexandre Borck. Já o secretário Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, complementou que reter os novos talentos é um dos pontos que devem ser observados: “Nosso grande desafio é manter os jovens e a inovação aqui e esses ambiente são fundamentais para o estímulo ao empreendedorismo”.
O local servirá como incubadora, que além da estrutura física citada, promoverá programas de mentorias com docentes especialistas e profissionais com vivência no mercado. Dessa forma, o Lab já inicia com cinco startups instaladas, cujas propostas foram apresentadas e selecionadas na 2ª edição do programa Ebulição, do Instituto Caldeira, programa em que a Fecomércio-RS participou como uma das apoiadoras. São elas: Alana, inteligência artificial criada para customer experience; Agidesk, uma plataforma de gestão e execução de processos; o aplicativo Bemp para gestão completa para salões, barbearias, estéticas, clínicas e outros estabelecimentos; Moderniza, com sistema integrado de gestão empresarial omnichannel; e a Stargrid que oferece soluções de gestão de escalas de trabalho automática com inteligência artificial.
Veja as fotos do evento no Flickr da Fecomércio-RS.
Conheça os espaços do Lab: