Notícias

Presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, fala sobre a integração necessária para retomar a economia do estado, em Cruz Alta

14 de fevereiro de 2022

Nesta segunda-feira (14), o presidente da Fecomércio-RS, Luíz Carlos Bohn reuniu-se com o presidente do Sindilojas de Cruz Alta, João Gobbo, o presidente do Sindicabes Cruz Alta, Ramão Souza, e a prefeita de Cruz Alta, Paula Rubin Facco Librelotto, para falar sobre os benefícios da união entre empresários e sindicatos. Também participaram da reunião, a assessora da presidência da Fecomércio-RS, Lauren Fernandes, o diretor regional do Sesc e Senac, José Paulo da Rosa, a diretora do Senac Ijuí, Cláudia Guimarães Scherer, a gerente do Sesc Cruz Alta, Adriane Espindola e a coordenadora de Desenvolvimento Econômico, Cláudia Pedroso.
 
O presidente Bohn reforçou que o Rio Grande do Sul está em processo de retomada social e econômica, devido à pandemia e o afastamento social. “Hoje precisamos que os empresários percebam a força da união entre setores econômicos e a base disso. E hoje os sindicatos são a porta de acesso a isso”, comentou o gestor. 
 
A reunião foi realizada com o objetivo de levar a Cruz Alta a integração entre os braços do Sistema na região. O papel de Sesc e Senac é trazer a qualificação, a educação e o bem-estar social de todos envolvidos na economia do estado. Com isso, a aproximação entre os setores econômicos e a educação pode trazer a produção necessária para o crescimento e desenvolvimento do estado. 
 
A prefeita de Cruz Alta relatou a necessidade de ter setores privados na atuação junto ao poder público, para conseguir alcançar o melhor desempenho em ambos setores. O munícipio hoje foca em educação básica e qualificação dos profissionais de educação, além da inovação na gestão, buscando auxiliar o setor econômico através de leis de incentivo para empresas e instituições que promovam o desenvolvimento. “O setor público tem que estar onde precisa. Queremos focar em uma gestão mais empreendedora, permitindo que instituições que já tem mais experiência em profissionalização atuem juntamente conosco. Enquanto isso, vamos focar na atuação no fortalecimento da base”, afirma.
 
O diretor do Sesc e Senac, José da Rosa, trouxe à pauta a atuação consolidada do Senac frente a educação e profissionalização tanto presencialmente quanto no modelo à distância. Confirmando que essa atuação facilitou a adaptação das aulas para à distância e modelo híbrido durante a pandemia. Essa base já estruturada se estende para a educação básica através do Sesc na educação infantil, ensino fundamental, e o novo projeto de educação à distância para formação de jovens e adultos (EJA/EAD).
 
“Logo no início da pandemia, o Senac conseguiu se adaptar em uma semana, quase sem prejuízo ao estudante. Agora essa experiência vai se estender para o EJA do Sesc. Ainda possibilitando a formação em um ano e meio, juntamente com a profissionalização em produção cultural. Tudo isso gratuitamente para termos cada vez mais, oportunidades para a população e mão de obra qualificada”, reforça. 
 

O presidente Bohn, ainda comentou que a integração entre o Sistema está acontecendo e se tornando cada vez mais uma alavanca para a retomada da economia, graças à atuação das casas Sesc/Senac junto aos sindicatos. “As pessoas se afastaram por causa da pandemia e se isolaram. Mas estamos em um momento de retomar a cultura, o turismo, o ensino, o lazer. E isso tem que ser explorado pelas empresas e sindicatos parceiros. Tornando a base sólida e favorecendo empresas, sindicatos e tornando a vida das pessoas melhor, e dentro do Sistema estamos oferecendo isso”, conclui.