Educação

Sesc Uruguaiana projeta ampliar alcance de ações e retomar atividades que estavam paralisadas

6 de janeiro de 2022

Competições esportivas, projetos culturais presenciais e programas voltados ao bem-estar dos idosos estão na agenda para 2022

Em 2022, o Sesc Uruguaiana pretende ampliar projetos iniciados no ano passado e retomar ações que foram paralisadas em função da pandemia. Entre as atividades que estão planejadas para este ano na área da Cultura, estão shows musicais e espetáculos de Artes Cênicas (teatro, dança ou circo) em parceria com a iniciativa privada e pública, exposições de Artes mensais ou bimestrais e continuidade da Galeria Virtual, sessões fixas na sala de cinema e ampliação dos atendimentos no Espaço Multimídia.

Mesmo com as restrições impostas pela pandemia, a Biblioteca registrou até novembro o empréstimo de 3.639 livros, número acima do previsto para o ano. Para 2022, o local deve dar continuidade ao Clube de Leitura com alunos do Ensino Médio da Escola Estadual Romaguera Corrêa. As ações estão sendo planejadas com o objetivo de ampliar o público leitor.

Outro projeto que ganhou impulso, mesmo com os limites impostos pelo distanciamento, foi o programa Maturidade Ativa. Em setembro, foi possível retomar as atividades presenciais e houve a criação de uma nova modalidade que atraiu novos membros: o Sesc Uruguaiana ofereceu a Oficina Corpo e Mente, que promoveu caminhadas, ginástica e alongamento ao ar livre de forma gratuita para toda comunidade com renda mensal familiar de até 3 salários mínimos. Respeitando o decreto municipal, 40 pessoas usufruíram do programa. Metade do grupo realizou o cadastro no Sesc e inscrição no grupo Maturidade Ativa pela primeira vez.

No esporte, a perspectiva também é de expansão. O desafio de bike, que teve de ser realizado na modalidade virtual, com 52 inscritos, deve voltar aos moldes tradicionais neste ano. A Iniciação Esportiva, para jovens de 7 a 15 anos, atraiu 49 alunos e a perspectiva para 2022 é dobrar este número. O Campeonato de Futebol de Quaraí, iniciado já em novembro, após a liberação dos eventos esportivos, tem registrado uma média de 600 espectadores por rodada. A próxima edição já está prevista para acontecer em abril. E com o sucesso dos eventos temáticos em 2021, a Academia do Sesc Uruguaiana deve continuar a promover ações especiais, para convencer o público a sair do sedentarismo através da diversão.

Uma das áreas mais prejudicadas pela pandemia foi o setor cultural. Por isso, o Sesc Uruguaiana promoveu uma série de eventos virtuais para valorizar artistas e manter o público conectado às artes. O Sesc Mais Leitura, que tinha previsão de 16 palestras, resultou em  20 encontros no formato on-line. O Projeto Música a Mil teve dois espetáculos musicais gravados e disponibilizados através do YouTube para as escolas participantes. O Projeto Teatro a Mil também superou as previsões iniciais com a realização de duas etapas, sendo uma on-line com a exibição do espetáculo gravado, e uma etapa presencial em formato de circuito nas escolas da cidade. Outros projetos também tiveram retomada gradual, como o Arte da Palavra, que contou com duas oficinas de Histórias em Quadrinhos e de Escrita Criativa no formato on-line, a IV Mostra Sesc de Cinema, que marcou o retorno às salas de cinema, e as exposições artísticas em formato híbrido.

Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal Perto de Você segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.