O aumento dos preços ao consumidor, o desequilíbrio entre oferta e procura e os reflexos da pandemia no setor terciário foram os temas principais abordados durante reunião da Comissão Setorial do Comércio Varejista da Fecomércio-RS realizada na tarde desta quinta-feira (18). O encontro, que aconteceu no formato presencial na sede da Federação, foi coordenado pelo vice-presidente Gilmar Bazanella e contou com a presença do presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn.
Abrindo a reunião, a economista-chefe da Fecomércio-RS, Patrícia Palermo, falou sobre os impactos da inflação no setor de serviços, trazendo exemplos dos maiores índices de inflação atualmente no país e no mundo. “Vivemos um fenômeno inflacionário que não se aplica somente ao Brasil, é momento difícil em todos o cenário mundial. A alta da inflação, as respostas mais altas de juros e a desvalorização cambial refletem diretamente em vários setores, principalmente o varejista, uma vez que todos esses fatores acabam diminuindo o poder de compra das pessoas e o nível de confiança do consumidor”, enfatiza a economista.
Ao longo da apresentação, também foram abordadas questões sobre a mudança no perfil de consumo dos indivíduos durante o período de isolamento, além de uma série de fatores que também contribuem para o aumento da inflação no País. “Os consumidores, atualmente, estão mais receosos e a perspectiva é mantermos essas taxas altas até o início do último trimestre de 2022, fazendo com que a perspectiva para o próximo ano seja de cautela”, finaliza Patrícia.
Dando seguimento ao encontro, o diretor da Secretaria de Desenvolvimento do Estado, Leonardo Marmitt, trouxe informações sobre uma parceria do Governo com a Federação com o objetivo de apresentar o Marketplace da Amazon para os Sindicatos. “O objetivo é deixar mais dinâmica a venda fazendo com que os sindicatos e empresários tenham mais visibilidade nos produtos e serviços ofertados”, destaca o executivo. A ação, que será posteriormente oficializada pelo Secretário de Desenvolvimento do Estado terá novos desdobramentos.
Na sequência, o gerente do Núcleo de Negócios da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Leonardo de Paula, trouxe um panorama do Projeto Incubados, iniciativa que tem como objetivo realizar uma transformação dentro das empresas para promover a venda on-line e disseminar conhecimentos sobre o meio digital. “O projeto iniciou oficialmente no dia 8 de novembro com a participação de 12 empresas que serão acompanhadas pelo especialista em venda digital, Eduardo Carvalho”, destaca De Paula.
Encerrando a reunião, o assessor legislativo da Federação, Lucas Schifino, trouxe um recorte do cenário econômico-político trazendo projetos que a Federação tem levado para debate junto ao Governo. Entre os PLs apresentados está o 4728/2020, que modifica o Programa Especial de Regularização Tributária (Pert), com novos prazos e condições para o pagamento de débitos com a União e o 46/2021, que institui o Programa de Renegociação em Longo Prazo de Débitos para com a Fazenda Nacional ou Devidos no Âmbito do Simples Nacional (RELP). Ambos os projetos ainda passarão por votação no Senado.