O presidente do Sindilojas Região Centro e vice-presidente da Fecomércio-RS, Ademir José da Costa, esteve em Brasília nesta terça-feira (28), onde se reuniu com o Ministro da Defesa, Walter Braga Netto. Em pauta, a escolha de Santa Maria como sede da Escola de Sargento das Armas (ESA).
Acompanhado do deputado federal da base do governo, Bibo Nunes, de seu assessor parlamentar, o santa-mariense Patric Arend Lüderitz, e do presidente da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, Costa entregou ao Ministro o pedido para que não haja interferência política, cabendo apenas uma análise técnica para a decisão da escolha da sede por parte do Ministério e do Comando do Exército.
“Tivemos aqui, hoje, uma demonstração de que a ESA não é uma pauta só de Santa Maria, mas do Estado do Rio Grande do Sul. E nós, representando o empresariado santa-mariense, viemos pedir ao Ministro Braga Netto, que a decisão da nova sede da ESA seja uma decisão técnica. Porque nós sabemos que, se a decisão for técnica, a ESA será sim em Santa Maria”, explicou o presidente na saída da reunião.
No encontro, o presidente do Sindilojas reiterou que não se trata de uma pauta exclusivamente santa-mariense ao citar o ofício assinado por prefeitos da Região Central e ainda um documento enviado pela Maçonaria gaúcha, representada pelo grão-mestre, ao Ministério da Defesa. A agenda do presidente Ademir continua em Brasília, onde acompanhado da mesma comitiva, encontrará o comandante do Exército, Gal. Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.