O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, deu início a mais um roteiro de visitas nesta semana. Nesta segunda-feira, dia 07, ele foi até o Sindilojas Novo Hamburgo onde se encontrou com o presidente da entidade, Remi Scheffler. Os dirigentes conversaram sobre as mudanças nos negócios impostas pela pandemia, entre elas a familiarização das entidades com as reuniões e encontros virtuais, prática que Scheffler acredita que veio para ficar.
Desde o início da pandemia, o Sindilojas vem realizando seus encontros somente no ambiente virtual. Além disso, o sindicato teve que fazer cortes expressivos nas despesas e reduziu 50% do quadro de funcionários. Em relação à assistencial, a entidade reduziu o valor da contribuição de R$ 100,00 para R$ 75,00 para empresas pequenas e de 4% para 3% para grandes empresas. Com a continuidade dos negócios prejudicada em função da crise trazida pela pandemia, Bohn lembrou que a economia precisará socorrer principalmente os pequenos negócios por conta dos empregos que estão em risco.
Bohn ainda visitou as unidades de Sesc e Senac, onde foi recebido pela gerente do Sesc, Miriam Maciel Plentz, e pela diretora do Senac, Patrícia Naressi dos Passos.
De lá, o presidente foi a Montenegro se encontrar com o presidente do Sindilojas, José Lotário Stoffel. Assunto recorrente em todas os encontros sejam eles presenciais ou virtuais, o andamento da economia em função da crise trazida pela pandemia foi pauta da reunião. Em comparação com o ano anterior, o sindicato teve queda na arrecadação da contribuição assistencial.
O presidente do sindicato afirmou que o último ano foi muito difícil por conta das regras de fechamento do comércio em todo o Estado e que empresários da região procuraram muito o sindicato solicitando auxílio. Os direigente também conversaram sobre a falta de iniciativa de alguns empresários para se reinventar e inovar, principalmente nas redes sociais, nesse momento de crise. Lotário Stoffel ainda afirmou que existe um movimento jovem de comerciantes na cidade, do qual ele está tentando aproximar o sindicato. O presidente ainda visitou as unidades de Sesc e Senac da cidade.