O presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn, iniciou a semana com mais um roteiro de visitas. Nesta segunda-feira, dia 17, ele foi até a cidade de Lajeado para encontrar e ouvir os presidentes dos sindicatos empresariais da base da Federação na região.
No Sindilojas Vale do Taquari, Bohn foi recebido pelo presidente Francisco Weimer dos Santos. Juntamente com empresários da cidade de Lajeado, Weimer destacou a retomada do comércio na região, que tem voltado a registrar movimento ainda que lento. Os dirigentes falaram da importância de manter o comércio com as portas abertas nesse momento de começo da recuperação econômica. Em Lajeado, segundo Weimer, 65% dos empregos são no setor de comércio.
Outra pauta do encontro foi a arrecadação de ICMS, que alavancou durante esse período de pandemia. Bohn explicou que isso aconteceu porque a sociedade deixou de adquirir serviços e direcionou seus recursos para produtos que incidem o imposto. Os dirigentes também fizeram uma avaliação sobre as possibilidades de autossustentação das entidades sindicais com a contribuição assistencial e outros serviços oferecidos. Ao fim do encontro, o presidente da Fecomércio-RS ainda entregou uma placa alusiva aos 35 anos do Sindilojas completados em 15 de abril do ano passado.
De lá, Bohn foi recebido no Sirecom Vale do Taquari pelo presidente Valdir Appelt, onde conversaram sobre a economia do município e do estado gaúcho. O presidente do Sistema Fecomércio-RS ainda visitou as unidades do Sesc Lajeado, onde foi recebido pela gerente Betina Durayski e pelo subgerente Leandro Ferreira, e do Senac Lajeado, onde foi recebido pela líder de vendas, Denise Feijó.
Visita a Santa Cruz do Sul na parte da tarde
Bohn encontrou na parte da tarde com o presidente do Sindilojas Vale do Rio Pardo, Mauro Spode, e com o membro do Conselho Fiscal do sindicato, Romeu Schneider. Os dirigentes falaram sobre a retomada da economia que deve começar a acontecer agora com o retorno das atividades. Spode afirmou que o retorno do comércio antes do Dia das Mães, a retomada das aulas e a chegada do frio deram uma movimentada, ainda que lenta, nos negócios da região. O presidente do Sindilojas também afirmou que começa nesta quarta-feira a Oktoberfest Digital, mas, as entidades da região pretendem ainda realizar a feira presencial em outubro. O presidente ainda visitou as unidades de Sesc e Senac da cidade.