PAINELISTAS

Alexandre Ramos
Mestre e Doutor em Direito do Trabalho pela UFSC. Ingressou na magistratura em 1993, como Juiz do Trabalho Substituto da 12ª Região (Santa Catarina), em dezembro de 2016 foi promovido a Desembargador do TRT da 12ª Região. É Ministro do Tribunal Superior do Trabalho desde 4 de abril de 2018.
Carolina Gralha
Juíza do Trabalho, presidente da Associação dos Magistrados do Trabalho da 4ª região. Formada em direito pela Unisinos, especialista em direito do trabalho pela Universidade de Salamanca/Espanha e PUC/RS, e em direitos fundamentais pela PUC/RS.

Charles M. Machado
Advogado; professor de Compliance no MBA da ESPM-SP; professor de direito de direito e gestão da marca na ESPM/SP nos cursos de pós-graduação; pós graduado em direito tributário internacional pela Universidade de Salamanca na Espanha. Autor de diversos livros, palestrante e diretor executivo no e-fácil plataforma digital de negócios.

Fabiano Holz Bezerra
Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela UFRGS e Mestre em Processo Civil pela PUCRS. É Desembargador do Trabalho no TRT da 4ª Região. Foi Procurador do Ministério Público do Trabalho (2006-2016). É autor de diversos artigos jurídicos, e do livro “Ação Civil Pública e Relações de Trabalho: tutela da moralidade e da probidade administrativa”.

Flávio Obino Filho
Advogado trabalhista especialista em Direito Coletivo do Trabalho; formado em ciências jurídicas e sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul; sócio coordenador geral da Flávio Obino Fº Advogados Associados. É o coordenador nacional dos advogados de sindicatos patronais do comércio e serviços e atua como consultor da Fecomércio-RS.

Francesca Columbu
Doutora em Direito pela Universidade de Roma “Tor Vergata” e USP; pesquisadora no Departamento de Direito Sindical da Confederação Italiana de União das Profissões Intelectuais- CIU, membro do Instituto Ítalo-brasileiro de direito do trabalho e professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie – CCT Campinas.

João Batista Brito Pereira
Ministro Presidente do TST e do CSJT. Bacharel em Direito e Pós-graduado em Direito Público, com habilitação para o magistério superior. Ministro do TST, desde o ano 2000, foi Presidente da 5ª Turma do TST de 2004 a 2013 e integra a Seção Especializada em Dissídios Individuais e o Órgão Especial do TST desde a sua instalação.

Miguel de Paula
Formado em Administração de Empresas, com especialização em Recursos Humanos e pós-graduações pela FGV, USP e Fundação Dom Cabral/ Kellogg University (USA), ingressou no GPA em 2016 como Diretor Executivo de RH. Atuou nos últimos anos em posições executivas em grandes empresas. Possui experiência em áreas de Gente e Gestão, Desenvolvimento Organizacional, Consultoria interna, Serviços Compartilhados e Relações Trabalhistas e Sindicais.

Osmar Paixão Cortes
Pós-doutor em Direito pela UERJ; doutor em Direito pela PUC/SP; mestre em Direito e Estado pela Unb; professor do mestrado do IDP/DF e advogado.

Ricardo Patah
Presidente da UGT – União Geral dos Trabalhadores e do Sindicato dos Comerciários de São Paulo.Graduado em Direito pela Universidade São Judas Tadeu e em Administração pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo.

Ricardo Tavares Gehling
Advogado, professor convidado do Curso de Pós-graduação em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da PUC-RS. Membro da ANDD – Academia Nacional de Direito Desportivo, integra a Lista de Árbitros e Mediadores do CBMA – Centro Brasileiro de Mediação e Arbitragem. Foi magistrado de 1981 a 2013, jubilando-se como Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região. Detentor da Ordem do Mérito Judiciário do TST, no grau de Comendador.
Ronaldo Ferreira Tolentino
Bacharel em Direito pela UCB; pós-graduado em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Mackenzie; professor de Direito do Trabalho do UniCeub; professor de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho da UNIP; pós-Graduado em Gestão de Pessoas e Compliance Trabalhista pela FGV; professor convidado da OAB/DF, ESA/DF, ESA/MG, AASP e membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros – IAB.

Steven Dubner
Professor, coordenador geral e um dos fundadores da ADD – Associação Desportiva para Deficientes, uma instituição sem fins lucrativos que tem como principal objetivo desenvolver e integrar as pessoas portadoras de deficiência no Brasil, por meio do esporte adaptado e educação.

Vânia Cunha Matos
Graduada em Ciências Jurídicas e Sociais; pós-graduada em Planejamento Governamental; pós-graduada em Economia do Trabalho e Sindicalismo; pós-graduada em Relações de Trabalho. Assumiu como Desembargadora Federal do Trabalho em 2009 e a Presidência do TRT4 em 2017.