Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa é de que o número de pessoas com 65 anos ou mais praticamente triplique, chegando a 58,2 milhões em 2060 – o equivalente a 25,5% da população. Em decorrência desses dados, cresce cada vez mais a busca por profissionais cuidadores de idosos. O Rio Grande do Sul está em terceiro no ranking dos estados onde a profissão mais se expandiu na última década. Ciente da importância de formar profissionais qualificados, o Senac Viamão está com inscrições abertas para o curso de Cuidador de Idoso. As aulas iniciam no dia 13 de fevereiro e serão realizadas de segunda a quinta-feira, das 19h às 22h.
A formação, com carga horária de 160 horas, propõe qualificação para auxiliar a promoção do envelhecimento saudável considerando a diferença nos processos de velhice e as orientações da equipe multiprofissional. O curso possibilita a contribuição para menor comprometimento funcional, preservando e valorizando a convivência social e familiar, além da independência e autonomia do idoso. Além disso, a metodologia do curso é ativa, baseada na ética profissional e focada na prática do atendimento humanizado aos pacientes. Ou seja, os alunos saem preparados para atuar em quaisquer ambientes, como casas, ILPIs (Instituições de Longas Permanências para Idosos), hospitais, creches para idosos, grupos de convivência, entre outros.
Os interessados podem se inscrever pelo site www.senacrs.com.br/viamao. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3434-0391 ou WhatsApp (51) 9858-59819. O Senac Viamão está localizado na rua Rev. Américo Vespúcio Cabral, 154, Centro.