A primeira seletiva final das Competições Senac de Educação Profissional aconteceu de 19 a 22 de dezembro, no Senac Tramandaí. O período foi dedicado para as Ocupações de Cabeleireiro, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-estar e Recepção de Hotel. Durante os quatro dias, o primeiro e o segundo lugar da etapa regional de cada ocupação disputaram a vaga para a fase nacional, que será realizada em 2023. Além das ocupações mencionadas, ainda há a decisão em Cozinha, Florista e Serviço de Restaurante, cuja seletiva final será realizada em fevereiro do ano que vem, em local a ser definido.
Confira os selecionados:
Cabeleireiro – Giulia Vitória Matos Rossetto (Senac Centro Histórico)
Cuidados de Saúde e Apoio Social – João Vitor Dornelles Lago (Senac São Borja)
Estética e Bem-estar – Amanda Cristine Moura de Godoy (Senac Canoas)
Recepção de Hotel – Andressa Crestani Kroth (Centro Universitário Senac-RS)
De acordo com o gerente da Gerência de Educação Profissional do Senac-RS, Ariel Berti, a disputa em cada uma das etapas demonstra o preparo profissional, técnico e emocional dos participantes. “Sabemos que esses competidores estão preparados não só para competições, mas para quaisquer desafios presentes no dia a dia das profissões de cada ocupação. Temos certeza de que esses momentos vivenciados ficarão para a vida toda”, destaca.
Além de passar por uma experiência única de qualificação técnica e comportamental, aumentando as chances de uma boa colocação no mercado de trabalho, os alunos permanecem em treinamento diário na área da ocupação em que disputam, com remuneração com uma bolsa salário mensal, possibilidade de viagens nacionais e internacionais, submetendo-se a simulados e provas com alunos de outros estados e até mesmo de outros países. Os alunos que participarem deste ciclo das Competições Senac e vencerem a etapa nacional em sua ocupação irão disputar a WorldSkills em Lyon, na França, em 2024.
Como funcionam as Competições Senac de Educação Profissional
As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.
Durante as provas – tanto das Competições de Educação Profissional quanto da WorldSkills – os alunos são submetidos a situações reais da profissão. Algumas provas também apresentam elementos surpresa, desafiando o competidor a ser criativo. Saiba mais em www.senacrs.com.br/competicoes.