Antecipação de compras favoreceu o mercado
O balanço das vendas do Natal de 2022 foi positivo para grande parte dos comerciantes varejistas em relação ao último ano, segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre. Do total dos respondentes, 38% disseram que suas vendas aumentaram e, 25% apontaram que venderam de forma igual a 2021. A pesquisa ainda mostra que 15% não souberam responder.
Um item interessante e animador é o índice de aumento. Para aqueles que responderam que venderam mais, a alta atingiu 13%. Ainda de acordo com a pesquisa, o ticket médio para este Natal chegou a R$ 208,00, superando a expectativa da pesquisa de intenção de compra, que era de R$ 184,00 e o ticket médio do ano passado, que foi de R$ 168,00.
Um destaque da pesquisa se dá à Black Friday, data promocional que acontece em novembro e pode mexer com o comércio na data do Natal, visto que a antecipação de compras pode ocorrer.
Mas a pesquisa nos mostrou que, para 85% dos respondentes, as vendas na Black Friday não prejudicaram o comércio no Natal. Outros 5% não souberam responder.
Sobre o período de maior movimento de clientes na loja, segue a tendência de anos anteriores. A melhor semana para o lojista é a do Natal, com 75% dos votos. Quinze dias antes (13%), na véspera do Natal (8%) e na primeira quinzena de dezembro (4%), completam a lista.
Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, as vendas neste Natal comprovaram o que as demais datas festivas nos mostravam, o aumento no consumo. “A expectativa foi atingida e nos dá esperança de um 2023 com mais movimento no comércio. Com a melhora na questão da pandemia e o desemprego em baixa na região metropolitana, fechamos o ano otimistas com essa alta nas vendas”, afirmou.