O equilíbrio é a chave, de acordo com a especialista do Sesc Lajeado
Dá água na boca só de pensar nas ceias desta época, não é? As Festas de Final de Ano são momentos de reunir família e amigos para celebrar o amor e a união, e, tradicionalmente, esses encontros ocorrem em torno de uma mesa repleta de pratos típicos que são difíceis de resistir. De acordo com a nutricionista do Sesc/RS de Lajeado, Juliette Carvalho da Silva, a preocupação com o exagero na hora da ceia, em função do ganho de peso, é uma realidade de muitas pessoas. Mas a especialista orienta que é possível, sim, aproveitar as delícias sem preocupação, seguindo algumas orientações básicas. A chave é manter o equilíbrio!
“O ideal nesses momentos de ‘comilança’ é seguir uma rotina de alimentação normal e saudável durante o dia que antecede a ceia, com mais consumo de água e escolhendo alimentos que aumentem a saciedade, como fibras e proteínas, sem ‘chutar o balde’ no consumo de alimentos mais calóricos”, indica Juliette. “Não vai ser uma refeição, no caso da ceia de Natal ou Ano Novo, que vai alterar todo o resultado de um mês da pessoa. O que não dá para fazer é ficar comendo alimentos mais calóricos durante várias refeições e dias. Afinal, a celebração é um dia e não a semana inteira! Com planejamento, é possível passar por esse período tão especial de forma equilibrada”.
A nutricionista do Sesc Lajeado ressalta que a palavra equilíbrio não significa restringir a alimentação nos dias que antecedem a ceia com uma ideia de “compensação”. “Isso é errado! Alimentação restritiva só vai aumentar a vontade de comer alimentos mais calóricos e exagerar na ceia, o que não é positivo”, alerta. Para quem passou do ponto após a refeição, a profissional dá a dica: investir em chás digestivos e diuréticos, como o chá de hibisco, que ajudam a desinchar e eliminar o álcool consumido (confira dica de receita abaixo). Também é indicado beber muita água! “Por fim, não vale a pena ficar se culpando por ter comido mais que o necessário. Fim de ano é para ter momentos especiais. O importante é ter uma boa relação com a comida e recomeçar a cada dia! Momentos com a família alimentam a alma!”, reflete Juliette.
Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.
Dica da nutricionista do Sesc Lajeado, Juliette Carvalho da Silva
Suco digestivo de abacaxi e gengibre
Ingredientes:
– 2 rodelas de abacaxi
– 1 punhado de hortelã
– 2 lascas de gengibre
– 200 ml de água de coco
– 1 folha de couve manteiga
Modo de preparo:
Bata todos os ingredientes em um liquidificador ou com auxílio de um mixer. Sirva em seguida.
Foto: https://drive.google.com/file/d/13DyisXREbzJoRbXWJdIRr-WZdIBo_Ejv/view?usp=share_link