Notícias

Programa Mesa Brasil Sesc arrecadou e distribuiu mais de R$10,5 milhões em alimentos em 2022

17 de novembro de 2022

Dados foram apresentados no encontro da rede de solidariedade junto com resultados das ações de voluntariado do Programa Sesc de Voluntariado

 

Na tarde desta quarta-feira (16), o Teatro Dante Barone da Assembleia Legislativa do Estado recebeu o encontro da Rede de Solidariedade que envolve o Mesa Brasil Sesc, o Programa Sesc de Voluntariado, entidades parceiras, doadores e receptores de alimentos e ações sociais. No encontro, foram apresentados os resultados das ações sociais realizadas até outubro de 2022. Ao todo, as sete regiões do estado arrecadaram mais de R$10,5 milhões em alimentos, além da capacitação de 462 pessoas para realização de trabalho voluntário. Este foi o primeiro encontro da rede após o período de restrições devido à pandemia.

Os dados de arrecadação foram apresentados pelo Diretor do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz, em parceria com Taina Fontoura, inscrita na instituição receptora Cesmar (Centro Social Marista). “Esse valor representa uma economia na instituição que muitas vezes pode se transformar em fazer alguma melhoria na sua estrutura. Então, é um valor extremamente importante. Devemos enfatizar que são dez milhões e meio de reais que passaram pelos nossos caminhões e chegaram até as instituições”, reforça. Somente na região de Porto Alegre, o Mesa Brasil Sesc conseguiu alcançar a 4 milhões de reais em doações como alimentos e produtos de higiene e limpeza. 

Para o Gerente de Assistência, Educação e Cultura do Sesc, Silvio Bento, o momento foi de agradecer a todos que estiveram envolvidos nos trabalhos sociais: “Destaco a relevância das empresas e dos empresários que são doadores deste programa e que fazem o trabalho junto com o Sesc, que promove essa logística de recolhimento, de busca desses alimentos e levam até as instituições. Esse trabalho é feito a quase 20 anos, é feito porque existem pessoas que entendem a necessidade, que são solidárias, que estão juntas por um propósito comum que é o combate à fome, evitar o desperdício de alimentos, mas principalmente estender a mão para a solidariedade que é tão necessária”. 

O trabalho de busca e entrega de alimentos realizado pelo Sesc tem finalidade essencial para regiões de periferia e comunidades mais afastadas, como afirma a Primeira Dama de Porto Alegre, Valéria Leopoldino. “Se não fosse através do Sesc, o gabinete da Primeira Dama não conseguiria fazer semanalmente o Gabinete Itinerante. Nosso gabinete atende aquelas comunidades, aqueles bairros de periferia que às vezes são invisíveis perante uma parte da sociedade”. Segundo o presidente da assembleia legislativa, Valdeci Oliveira, o trabalho diário deve continuar para atender a população gaúcha. “Aqui no Rio Grande do Sul ainda temos entorno de 1 milhão e duzentas mil pessoas que a renda per capta chega no máximo a 110 reais. Temos ainda 3 milhões de gaúchos e gaúchas que a renda per capta chega no máximo a meio salário mínimo. Essa é uma situação muito difícil, muito complicada. A gente precisa cada vez mais unir as nossas forças”, finaliza. 

A tarde ainda foi coroada com as apresentações dos alunos do Cesmar, o grupo folclórico infantil que realizou apresentações de danças tradicionais gaúchas, e o grupo de percussão de crianças e adolescentes com diversos ritmos.

Há 77 anos, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.