Newsletter

Melhora do ICOM em agosto se concentra nas expectativas

31 de agosto de 2022

No mês de ago/22, o Índice de Confiança do Comércio (ICOM), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) registrou variação de 4,5% na passagem do mês, depois de variar -2,9% no mês anterior. Com isso, o índice registrou 99,4 pontos na série que considera o ajuste sazonal. Já na série que desconsidera o ajuste, o índice registrou 98,8 pontos e apresentou variação de -1,5% em relação a ago/21.

O avanço marginal de 4,5% refletiu movimentos distintos nas componentes do ICOM. O Índice Situação Atual (ISA-COM) teve recuo de 1,3%, e registrou 104,2 pontos na série que desconsidera o ajuste. Já o índice de Expectativas (IE-COM) teve aumento de 11,4% e alcançou os 94,5 pontos. Em relação a ago/21, o ISA-COM (100,4 pontos) apresentou baixa de 0,6% e o IE-COM (97,6 pontos) teve contração de 2,0%.

O índice em agosto foi influenciado unicamente pela componente de expectativas. A princípio, o avanço pode estar refletindo o impacto da desaceleração da inflação e também das medidas de estímulos do governo que tem potencial melhorar a situação das vendas nos próximos meses na comparação com o cenário previsto anteriormente. Apesar da melhora do indicador de confiança, o índice que avalia a situação atual teve a segunda queda consecutiva na margem, marcada por uma situação econômica ainda frágil e sujeita a um comportamento mais cauteloso por parte do consumidor em virtude da proximidade com o pleito eleitoral.