Inovação para o setor do varejo é destaque na reunião da Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista

23 de maio de 2022

O projeto InCubados da Fecomércio-RS foi o destaque da reunião da Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista, coordenada pelo vice-presidente da Federação, Gilmar Bazanella, e que contou com a presença dos sindicatos das sete regiões do Estado. O projeto auxilia pequenos empresários na ambientação em ferramentas tecnológicas que auxiliam na captação e fidelização de clientes. Com isso, o empresário que chega em objetos de inovação como metaverso, e-commerce, entre outros, consegue ter um objetivo melhor delimitado e realizado.

Outra pauta de inovação debatida foi a inserção de empresas no Lab Fecomércio. Após a inauguração do Lab, realizada no dia 3 de maio, o objetivo é que os sindicatos possam fazer a ponte entre a Federação e os empresários. O espaço, que ocupa o segundo andar da sede administrativa da Fecomércio-RS em Porto Alegre, é um ambiente que propõe a interação e a conexão entre empresas. O ambiente ainda é equipado para a realização de livestream, podcast, contém estúdio foto produto, cabines para webconferência, espaço coworking, além de salas para reuniões e espaços de criação que contam com paredes riscáveis, estimulando a dinamicidade das atividades em grupo. Com a expansão de uso do Lab, as empresas poderão se apropriar da inovação e ter alternativas para lidar com a concorrência de empresas internacionais, por exemplo, a Amazon.

O que se espera é que o espaço afine o relacionamento com pequenas empresas e isso também possa gerar renda para o sindicato. “É um momento diferente na Federação e em todo o Sistema S. Estão sendo discutidos avanços e temas que nunca antes foram debatidos. E que devem ser conversados para podermos avançar na sociedade e no comércio. Precisamos estar afinados aqui e lá na ponta, para que os sindicatos tenham uma base para lidar com o empresário”, explica Bazanella.

A comissão ainda reforça que abrir as portas do Lab para que as empresas conheçam o projeto vai gerar resultados positivos para todos. O Lab Fecomércio-RS está com cinco startups apadrinhadas, que oferecem soluções inovadoras para o comércio de bens e serviços.

Na reunião participaram ainda, o vice-presidente da Federação e presidente do Sindilojas Bento Gonçalves, Daniel Amadio,  a presidente do Sindilojas Alegrete, Vanessa Machado, além dos representantes dos Sindilojas das Missões, Caxias do Sul, Hortênsias, Celeiro, Bagé e Sincopeças.