Newsletter

A pandemia controlada impulsiona os serviços

13 de maio de 2022

Em mar/22, conforme a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, o volume de serviços prestados no Brasil registrou aumento de 1,7% ao marcar 97,4 pontos na série com ajuste sazonal. Esse resultado foi o maior, em nível, para o índice desde mai/15 (97,6 pontos) e a maior alta para o mês desde o início da série histórica em 2011. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o aumento de 11,4% sucedeu uma alta de 7,4% no mês de fevereiro.  Dessa forma, o setor registrou aumento de 13,6% no acumulado em 12 meses. Na comparação com o período pré-pandemia, o volume de vendas se encontra 7,2% acima do valor de fev/20, entretanto, algumas atividades não recuperaram totalmente as perdas.

No caso do Rio Grande do Sul, houve alta de 2,6% do volume de vendas do setor na comparação com o mês imediatamente anterior na série que contempla o ajuste. Em relação a mar/21, foi verificado crescimento de 22,4% superando a variação de fev/22 (14,4%). No acumulado em 12 meses, o índice de volume de vendas variou 17,7%. É importante lembrar que mar/21 foi marcado pelo aumento significativo das restrições à atividade econômica no país. No Rio Grande do Sul, as atividades somente começaram a ser retomadas, ainda com restrições a partir do dia2 2 de março de 2021.

A alta interanual foi verificada nas cinco atividades pesquisadas no RS: Serviços prestados às Famílias (82,3%), Outros Serviços (45,3%), Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios (25,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (17,4%), e Serviços de Informação e comunicação (9,3%). No país, nessa base de comparação, as principais variações positivas vieram de Serviços Prestados às Famílias (62,2%) e de Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios (17,2%). Apenas a atividade de Outros Serviços apresentou recuo (-4,3%).

Por fim, o IATUR (índice de atividades turísticas) alta 4,5% na comparação com fevereiro no país, e permanece 6,5% abaixo do nível pré-pandemia. No Rio Grande do Sul, houve alta de 7,4% na comparação com o mês imediatamente anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o IATUR registrou alta de 75,6%, décima segunda taxa de crescimento positiva seguida. No RS, a alta foi de 131,3%.

Os dados da PMS de março mostram a importância do controle da pandemia para a retomada das atividades. Como o setor tem uma capacidade grande de geração de empregos isso também é uma ótima notícia para o mercado de trabalho. No entanto, há dúvidas sobre o “fôlego” desse processo de retomada. A atual conjuntura de inflação e os juros altos são freios naturais à atividade, além das eleições que tendem a somar mais incerteza ao cenário.