Newsletter

Senac-RS marca presença no primeiro dia de South Summit Brazil

4 de maio de 2022

Divulgação Senac-RS

“Precisamos ter um papel de destaque e ser protagonistas quando falamos em educação, principalmente se queremos que o Rio Grande do Sul esteja entre os grandes players de inovação do mundo”. Essa frase foi o mote do bate-papo que aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) no primeiro dia do South Summit Brazil, um dos maiores eventos de inovação do mundo.

Na oportunidade, aconteceu o painel “Onde estão os programadores?”. O encontro, que contou com a participação do diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, do gerente da Gerência de Educação do Senac-RS, Ariel Berti, o CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério e da diretora geral da HCL no Brasil e na América Latina, Karen Fofonka, trouxe um overview da àrea de TI do RS e o quanto as empresas, governo e sociedade precisam se mobilizar para, cada vez mais, capacitar os jovens para no futuro assumirem cargos de destaque em um dos segmentos que mais cresce no mundo.

Dando início à conversa, a diretora geral da HCL no Brasil e na América Latina, Karen Fofonka, falou sobre sua experiência no setor de Tecnologia, no qual já atua há 40 anos. “Vivemos um cenário muito parecido de 40 anos atrás, que carecíamos de talentos na área de TI para ocuparem posições que nasciam na época. Agora não é diferente. Com o aumento da necessidade de profissionais capacitados nesta área, continuamos precisando de pessoas qualificadas para assumir essas posições. Precisamos focar no processo inicial da formação e fomentar a entrada de jovens nesse segmento que ocupa, atualmente, 20% do total de profissionais do País”, destaca.

O CEO do Instituto Caldeira, Pedro Valério, trouxe o exemplo do Instituto que atua, desde 2019, voltado para o ecossistema de inovação de Porto Alegre, tendo entre seus pilares a busca por parcerias com o foco na profissionalização de pessoas na área de tecnologia. “Atuamos pensando na nova economia e o quanto podemos melhorar nas nossas entregas para tornar o Rio Grande do Sul um Estado cada vez mais competitivo. Estudos nos mostram que até o ano que vem, teremos cerca de 480 mil vagas de emprego disponíveis para o setor de TI e o nosso compromisso, como organização que busca essa competitividade, é fazer essas conexões entre as empresas que necessitam dessas pessoas e esses profissionais, que não precisam mais sair do RS ou do Brasil para alcançar cargos bem remunerados. Precisamos sensibilizar os jovens que o futuro está aqui e que o nosso Estado é um polo de talentos e um player global de inovação”, enfatiza o dirigente.

Continuando o bate-papo, o gerente da Gerência de Educação do Senac-RS, Ariel Berti, também trouxe dados do setor, que só no RS demanda 159 mil novas vagas ao ano, em contrapartida dos 53 mil profissionais que se formam no mesmo período, e a importância de programas voltados para aumentar o número de pessoas qualificadas para atender as demandas da área. “Lançamos no final do ano passado, o RS TI, programa que está presente em 19 cidades do Rio Grande do Sul e tem o objetivo de qualificar 9 mil pessoas para atuar nas mais diversas áreas da tecnologia. Ao total, só o Senac-RS tem a missão de capacitar em 2 anos mais de 12 mil profissionais para atender essa crescente demanda do mercado de trabalho”, finaliza Berti.

Um dos maiores eventos de inovação do mundo, o South Summit acontece pela primeira vez em Porto Alegre. O encontro vai promover palestras, bate-papos, mesas redondas, pits e encontros entre startups e investidores até a próxima sexta-feira (6), no Cais Mauá, na capital.