Newsletter

Insights do Rio Innovation Week e da NRF 2022 foram os temas centrais durante reunião da Comissão do Comércio Varejista

17 de março de 2022

A participação da Fecomércio-RS no Rio Innovation Week e na NRF 2022 Retail’s Big Show foram os temas principais da reunião da Comissão Setorial Permanente do Comércio Varejista realizada na tarde desta quinta-feira (17).  O encontro, que aconteceu na sede da Federação, foi coordenado pelo vice-presidente Gilmar Bazanella e contou com a presença de representantes sindicais de todo o Estado. 

Com foco nas ações voltadas para a área da inovação, os representes da Fecomércio-RS que participaram, no mês de janeiro, da Rio Innovation Week falaram sobre a experiência de fazerem parte de um dos maiores eventos de inovação da América Latina. O encontro, que movimentou a cidade do Rio de Janeiro com mais de 500 palestras sobre o tema, contou com a participação do presidente do Sindilojas Missões, Gilberto Aiolfi, o presidente do Sindilojas Gravataí, José Rosa, o presidente do Sindilojas Alto Uruguai, José Miola, e o presidente do Sincopeças-RS, Marco Antonio. Aiolfi, José Rosa e José Miola, que estavam presentes na reunião, falaram sobre os pontos principais da Feira e novidades que serão uteis para o comércio no RS.  

Dando continuidade ao assunto, o gerente de Relações Governamentais da Fecomércio-RS, Lucas Schifino, trouxe insights sobre a participação da Federação na NRF 2022 Retail’s Big Show, que também aconteceu no mês de janeiro e  contou com uma comitiva que estavam os vice-presidentes da Federação, Isabel Ineu e Gilmar Bazanella.  Entre os pontos de destaque, Schifino trouxe algumas tendências que podem ser usadas de forma estratégica na gestão das empresas do setor.  

“Das inovações apresentadas durante a Feira, muitas coisas já fazemos por aqui, o que precisamos saber é como podemos usar da melhor forma a geração de valor dessas ações no dia a dia das nossas operações. Entre os destaques estão a explosão do varejo, a facilidade da compra on-line, a flexibilidade e conveniência para os consumidores, governança social, utilidade do metaverso e o correto uso dos dados que temos à nossa disposição”, destaca o gerente. 

O encontro também contou com a apresentação do gerente do Núcleo e Negócios da Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Leonardo de Paula, que trouxe os primeiros resultados do Projeto Incubados. O InCubados Fecomércio-RS é um projeto desenvolvido para promover as vendas das micros, pequenas e médias empresas, através das mídias sociais. Ao longo da mentoria, empresas passam por encontros focados no desenvolvimento estratégico de vendas do seu próprio negócio. O projeto-piloto, que encerra no fim deste mês, contou com a participação de 12 empresas e terá sua continuidade ao longe de 2022.