Apresentações foram realizadas em vídeo devido à pandemia
Com o objetivo de facilitar o acesso e estimular crianças e adolescentes a terem contato com produções culturais, os projetos Teatro a Mil e Música a Mil levaram cultura, debates, palestras e oficinas para alunos da rede pública de Canoas, Esteio e Nova Santa Rita em 2021. As sessões de artes cênicas ofereceram quatro espetáculos em vídeo para 3.355 estudantes, cinco atividades formativas para 99 professores, 10 oficinas para 307 alunos e cinco debates para 203 crianças e adolescentes, além de fazer a distribuição de 1.464 exemplares de material educativo.
Em razão da pandemia, as peças “Lúcia e o Navio-Espaçonave” (Cia. T.O.D.A.S.), “O Anexo Secreto” (adaptação da obra o “O Diário de Anne Frank”, montada pelo Coletivo O Muro), Expedição Monstro no Ciberespaço e Jornal da Zuleka (Laboratório-Escola de Arte Popular) foram adaptadas em vídeo para os alunos. A nova abordagem possibilitou a inserção de recursos de acessibilidade ao material, que contou com tradução em Libras e Audiodescrição, promovendo a inclusão de alunos surdos, cegos e com baixa visão.
O mesmo formato foi adotado para o Música a Mil, que teve sua estreia no ano passado. Na região de abrangência do Sesc Canoas, foram exibidos dois espetáculos em vídeo para 4.155 alunos e realizados dois debates que tiveram 159 estudantes como espectadores. As obras apresentadas foram “Musicalizando com o MÚ”, produzido pelo Grupo MÚ, e “Àyàndélé – O Menino Do Tambor Mágico”, do artista nigeriano Idowu Akinruli.
Direcionadas a estudantes de escolas públicas, as iniciativas contemplam a apresentação gratuita de espetáculos de teatro, circo e música, que antes da pandemia eram realizados nos Teatros do Sesc, nas escolas ou em outros espaços. Ivana Voitikoski de Lima, que atuou por 11 anos como professora da Educação Infantil da EMEB Trindade, de Esteio, ressalta os benefícios do contato das crianças com as produções culturais. “São diversos benefícios, pois estimula as crianças na ampliação de várias habilidades. Meus alunos ampliaram até a questão do vocabulário, pois conheceram e aprenderam o significado de palavras diferentes. Além disso, certamente é um dos poucos ou até mesmo único contato dos alunos com o teatro”.
Mesmo em meio à pandemia, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue próximo da comunidade e das empresas gaúchas. “Seguindo as recomendações das autoridades e mantendo os cuidados com a saúde de todos, os serviços continuam sendo entregues e estão fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas e de empresas do comércio de bens, serviços e turismo. Desde 2020 disponibilizamos nosso apoio também de forma virtual para continuarmos próximos dos gaúchos”, afirma o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac, Luiz Carlos Bohn. O dirigente lembra ainda que o portal www.pertodevc.com.br segue com programação on-line e gratuita em variadas áreas como: empreendedorismo, educação, esporte, saúde, cultura, lazer e ação social.