A Comissão de Combate à Informalidade da Fecomércio-RS, coordenada pelo vice-presidente Daniel Amadio, recebeu nesta terça-feira, dia 23, a delegada-chefe da Polícia Civil do RS, Nadine Anflor, e o delegado Joel Henrique Wagner, da Delegacia de Polícia de Proteção ao Consumidor, Saúde Pública e da Propriedade Intelectual, Imaterial, Industrial e Afins (Decon-RS). Ambos vieram à nova sede da Fecomércio-RS para debater de que forma a Polícia Civil poderia colaborar e auxiliar no debate sobre a informalidade no Estado.
Wagner explicou sobre a atuação da Decon-RS e as ações permanentes do órgão, entre elas, a força tarefa para segurança alimentar, o combate à venda ilegal de medicamentos, as ações contra a venda de produtos piratas, o combate ao comércio ilegal de cigarros e tantas outras ações que o órgão realiza e que vêm ao encontro da atuação da CCI. Nadine ressaltou que o trabalho contra a informalidade tem que ser feito em conjunto por um grupo que reúna iniciativa pública e privada.
Amadio aproveitou o momento para lembrar que a Fecomércio-RS, através da CCI, tem defendido a instalação do Conselho Estadual de Combate à Informalidade no Estado do Rio Grande do Sul – CECOI (PL 15/2019). Em reunião com o relator do PL na CCJ, deputado estadual Vilmar Zanchin (MDB), em outra oportunidade, a entidade manifestou sua convergência ao projeto. Na ocasião, o deputado acatou os argumentos da Federação e sinalizou que irá apresentar parecer favorável ao projeto. Durante a reunião desta terça-feira, o grupo pediu apoio também da delegada-chefe Nadine para levar a pauta adiante dentro do Governo Estadual. Segundo ela, a Polícia Civil não consegue interferir dentro da Assembleia Legislativa, mas que o órgão poderia fazer uma manifestação favorável ao PL justificando o quanto o CECOI poderá ajudar nas ações da Polícia.