O IBGE divulgou os resultados de julho da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS). Os dados da série com ajuste sazonal apontaram variação de 1,1% no volume de serviços prestados no país ante junho – para o Rio Grande do Sul (RS) a variação foi de 3,4%. No caso brasileiro, este resultado elevou o índice com ajuste sazonal 3,9% acima do patamar pré-pandemia e marcou o maior patamar desde mar/16 (93,8 pontos) para o índice; no RS o setor atingiu pela primeira vez o patamar pré-pandemia, ficando 0,6% acima de fev/20. A pesquisa investiga estabelecimentos que tenham, no mínimo, 20 pessoas ocupadas e que possuam a maior parcela de sua renda oriunda da atividade de serviços.
Quando comparado ao mês de julho de 2020, o Brasil teve alta de 17,8% e o Rio Grande do Sul de 19,6%. Embora bastante expressivos, esses resultados sofrem do efeito base deprimida, uma vez que jul/20 registrou o quarto menor índice para o volume de serviços desde o início da série histórica em jan/12. Com esse avanço interanual, o acumulado em 12 meses avançou 2,9% no caso brasileiro. No RS, houve variação de 0,2%, a primeira positiva desde o início da pandemia.
No caso gaúcho, a alta de 19,6% na comparação interanual foi verificada a partir do aumento das cinco atividades pesquisadas: Serviços prestados às Famílias (111,6%), Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios (27,4%), Outros Serviços (17,5%), Serviços profissionais, administrativos e complementares (9,5%) e Serviços de informação e comunicação (6,4%). Da mesma forma ocorreu no país, com alta de 17,8% e maior avanço nos Serviços prestados às famílias (76,3%); Transportes e serviços auxiliares a transportes e correios registraram alta de 20,9%, Outros Serviços 10,8%, Serviços profissionais, administrativos e complementares cresceram 14,1% e Serviços de informação aumentaram 11,2%.
O resultado de julho continua mostrando a retomada dos serviços em meio a maior mobilidade e circulação permitida pelo avanço do controle da pandemia com a vacinação. É importante notar, no entanto, que embora os resultados coloquem o setor acima do patamar pré-crise, há heterogeneidade, de forma que segmentos como serviços às famílias, que puxa o resultado mensal justamente por depender de maior contato social, ainda fica 23,2%.