Newsletter

CNC pede ao Governo Federal novo prazo para pagamento de empréstimos do Pronampe

4 de março de 2021

Crédito destinado a manter micro e pequenas empresas operacionais durante crise da Covid-19 deve começar a ser quitado neste mês

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) reforçou pedido ao Ministério da Economia para a prorrogação da carência para pagamento dos empréstimos contraídos através do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe). As primeiras parcelas começam a vencer neste mês de março, justamente quando a situação do coronavírus se agravou no País, levando ao fechamento de milhões de estabelecimentos do comércio e de serviços. O pedido foi endereçado ao Ministro Paulo Guedes e assinado pelo presidente da CNC, José Roberto Tadros.

O Pronampe foi criado em maio de 2020 com o intuito de apoiar as micro e pequenas empresas frente aos efeitos da crise da Covid-19. O programa dispôs de R$ 15,9 bilhões para investimentos e capital de giro, com o objetivo de evitar demissões e manter a viabilidade dos pequenos negócios. A Fecomércio-RS já havia mandado pedido semelhante ao Governo Federal no início desta semana, diante das medidas restritivas impostas ao comércio gaúcho.