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Lojistas de Porto Alegre indicam queda de 34% nas vendas da Black Friday

30 de novembro de 2020

Divulgação Sindilojas Porto Alegre

Levantamento foi realizado pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas Porto Alegre

Uma das promoções mais aguardadas pelo comércio para a recuperação dos resultados do ano foi a Black Friday, realizada na última sexta-feira (27). Mas mesmo que o movimento tenha aumentado em relação aos demais dias, o setor se deparou com queda significativa nas vendas: em média de 34% em comparação com 2019. Mais da metade dos lojistas entrevistados, 58,6%, sentiram esse resultado, reflexo de um período de recessão econômica. Outros 32,9% afirmaram que as vendas se mantiveram semelhantes às do ano passado, e somente 5,7% tiveram aumento no faturamento. 

O ticket médio, no entanto, ficou em R$ 368, valor alto quando comparado a outras datas especiais deste ano, como Dia das Mães, com ticket médio de R$ 108, e Namorados, R$ 227. Roupas, calçados, eletrodomésticos e eletrônicos foram as categorias de produtos mais vendidos, com 65,7% dos pagamentos realizados no cartão de crédito, em parcelas. 

Black Friday ou Black Week? 

Muitas das lojas da Capital (52,9%) aproveitaram a data para estender a promoção para toda a semana, realizando, assim, uma Black Week. As ofertas começaram a ser disponibilizadas no final de semana anterior à Black Friday em 35,1% dos locais, e na segunda-feira (23) em 29,7% das lojas. Ainda assim, o dia que gerou melhores resultados foi a própria sexta-feira (27), para 45,9% dos lojistas ouvidos nesta pesquisa. 

Aqueles que apostaram na estratégia de Black Week a realizaram como forma de ampliar as vendas e também com o intuito de evitar aglomerações. 

Loja física ou online? 

Os varejistas de Porto Alegre também percebem o aumento do consumo online, tendência potencializada neste ano, quando o comércio ficou por quase quatro meses com as portas fechadas. 35,7% afirmaram que as vendas para a data ocorreram tanto na loja física quanto nos canais digitais. Entre os canais online que mais deram resultado, estiveram o WhatsApp, para 65,4% dos entrevistados, o site da loja, para 19,2%, Instagram, 11,5%, e app da loja, 3,8%. 

No entanto, a maior parte das vendas foi feita nas lojas físicas, para 62,9% dos lojistas ouvidos. Participaram da pesquisa lojistas de segmentos variados, com comércios localizados em diferentes pontos, como ruas, galerias, centros comerciais e shopping centers.