Governador Eduardo Leite detalhou critérios para classificação de risco que norteará políticas de combate ao novo coronavírus a partir de maio
A Fecomércio-RS participou, nesta quarta-feira (29/4), da reunião em que o governador Eduardo Leite detalhou o plano de distanciamento social controlado que será implementado no Estado em maio. A partir desta quinta-feira (30/4), a Fecomércio-RS analisará a necessidade de propor ajustes ou novas sugestões para o comércio de bens e de serviços manter a operação de forma segura com a adoção de medidas de prevenção à Covid-19.
Acompanhando sugestões feitas pela Fecomércio-RS ao longo do último mês, o governador reiterou que, além de analisar o número de casos e de capacidade de atendimento hospitalar para classificar regiões segundo o nível de risco, as liberações também levarão em conta o critério setorial. Isto significa que as restrições serão proporcionais ao grau de segurança de cada setor e à relevância econômica de cada atividade.
“Estamos levando ao governo solicitações muito importantes para o comércio como, por exemplo, a liberação dos provadores de roupas nas lojas das regiões que têm uma classificação de risco mais branda e a inclusão de mais atividades essenciais. E vamos seguir orientando os empresários a fornecerem equipamentos de proteção e reforçarem medidas de higiene para evitar o contágio, com base no protocolo de segurança que disponibilizamos recentemente”, diz o presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn.
O governador Eduardo Leite receberá as sugestões das entidades representativas até o dia 2 de maio para incorporar ao plano, que deve entrar em vigor a partir do dia 6.