Newsletter

Fórum de Combate ao Colapso Econômico ouve entidades empresariais sobre crise trazida pelo coronavírus

29 de abril de 2020

A Assembleia Legislativa realizou na tarde desta quarta-feira, 29, mais uma reunião virtual do Fórum de Combate ao Colapso Econômico do Rio Grande do Sul. Presidida pelo deputado estadual Ernani Polo, presidente do legislativo gaúcho, a reunião abriu espaço para entidades empresariais de diferentes setores gaúchos trazerem suas manifestações sobre a crise trazida pela pandemia de coronavírus e as medidas para mitigar o impacto econômico.

O presidente da Fecomércio-RS, Luiz Carlos Bohn, trouxe para o encontro alguns dados sobre a situação econômico-financeira atual das empresas gaúchas. Com base nos números divulgados pela Secretaria da Fazenda do RS, desde 16 de março quando as medidas de isolamento social começaram a aplicadas, o varejo sofreu uma queda de 25,8% e o atacado de 9,8%. Bohn frisou que as perdas no atacado ainda irão crescer, em virtude do varejo estar altamente estocado.

Algumas regiões do Estado e segmentos tem sido penalizados de maneira diferente. É o caso da Região das Hortênsias, que apresentou perdas de 45% no período, dando sinais dos fortes impactos que as atividades ligadas ao turismo e a hotelaria sofre atualmente; região Metropolitano Delta do Jacuí com redução de 33%; e a Serra com queda de 31%.

Outro dado alarmante trazido pelo presidente da Fecomércio-RS é sobre os empregos formais: são 503 mil empregos em risco no setor de comércio e serviços. “Nós não podemos esperar mais tempo, precisamos retornar. Não significa retornar de qualquer forma, mas, de acordo com a nossa capacidade de atendimento hospitalar para os atingidos e na dosagem certa. Precisamos voltar à atividade com toda a segurança para a saúde dos trabalhadores e dos clientes. Devemos cuidar dos empregos e cuidar dos empregos é cuidar também das mazelas da sociedade”, finalizou Bohn em sua fala.